• @vitorcorrea13

Palitos de Mandioca assados com Presunto Parma e Tomilho


Mandioca é deliciosamente deliciosa. Quando acompanhada dos ingredientes certos, então, fica fenomenal! É o caso desse aperitivo aqui: a mandioca recebe um caloroso abraço de fatias de presunto parma e um pouco de perfume do tomilho fresco. Fica de comer rezando!


Essa aqui é a minha versão "light" de um dos aperitivos favoritos de um restaurante que eu frequentava, assiduamente, em Criciúma, minha cidade natal. Digo light, pois substituí o bacon pelo presunto parma e porque assei no lugar de fritar. Para minha surpresa, o danadinho ficou muito crocante por fora e macio por dentro. Uma verdadeira perdição!


Esse é aquele típico prato que a gente gosta de comer acompanhado de uma bebidinha refrescante para dar as boas vindas ao final de semana. Se bem que, quando a comida é boa, como é o caso, eu não espero o final de semana para fazer acontecer... Afinal de contas, todo dia é dia, minha gente!


Aqui na foto, eu servi os palitinhos de mandioca acompanhados de uma pastinha de cream cheese com limão siciliano. Super combina!


Ingredientes

300g de mandioca descascada

5 fatias de presunto parma

2 ramos de tomilho

3 colheres de sopa de azeite

Sal e Pimenta do reino a gosto

Água o quanto baste para fervura

Modo de Preparo

1 - Lave as mandiocas, corte as raízes no tamanho de 3 dedos, aproximadamente, deposite os pedaços numa panela de pressão e cubra com água e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver conte 15 minutos e desligue o fogo. Espere o vapor da panela ser eliminado, descarte a água do cozimento e fatie as raízes, no sentido do comprimento, no formato de palitos de, aproximadamente, 1 dedo de espessura.


2 - Ligue o forno para pré aquecer a 210º C. Feito isso, corte cada fatia de presunto em três partes no sentido do comprimento. Em seguida, enrole uma dessas porções da fatia num palito de mandioca e, então, disponha o palito numa assadeira. Repita o procedimento com os demais palitos.


3 - Assim que todos os pedaços de mandioca estiverem envoltos por presunto e dispostos numa assadeira, com auxílio de um pincel, espalhe o azeite sobre a superfície de cada aperitivo. Em seguida, debulhe o tomilho sobre eles, tempere com sal, pimenta e leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que as bordas fiquem douradas.


4 - Retire do forno, deposite num refratário e sirva acompanhado de algum molho de sua preferência.

POSTS RECENTES