top of page
  • @vitorcorrea13

Caldo de Aipim com Tempero Verde e Bacon


No inverno, a gente gosta mesmo é de comer bem e de se esquentar. E para isso, nada melhor que um bom caldo para ajudar a aquecer nas noites frias...

Esse caldo de mandioca é muito fácil de preparar e rende uma refeição e tanta.

Ingredientes

300g de mandioca descascada

1 talo de salsão

1/2 cebola

2 folhas de louro

3 cravos da índia

1/2 cenoura

3 dentes de alho

1 colher de café de cominho em pó

1 colher de sopa de azeite

3 xícaras de água

3 talos de salsinha

Sal e pimenta do reino a gosto

2 fatias de bacon


Modo de Preparo

1 - Forre um prato com duas camadas de papel-toalha. Distribua as fatias de bacon sobre o papel, uma ao lado da outra, sem encostar. Cubra com mais duas camadas de papel-toalha e leve ao micro-ondas por 2 minutos, em potência alta. Retire e verifique: se o bacon ainda não estiver dourado, leve para rodar por mais 30 segundos. Retire as folhas do prato para as fatias não grudarem no papel ao esfriar. Reserve. Quando o bacon esfriar, pique fininho com a faca ou soque no pilão, até formar uma farofa (Dica Panelinha).


2 - Pique a mandioca; lave, descarte as folhas e pique o talo de salsão em fatias finas; descasque e pique bem os dentes de alho; descasque a cebola com cuidado e nela, com os cravos, as folhas de louro; descasque a cenoura e a pique em pequenos cubinhos; lave e pique bem a salsinha. Reserve.


3 - Leve uma panela de pressão ao fogo médio. Quando estiver aquecida, regue a colher de sopa de azeite, acrescente as fatias de salsão, as cenouras e frite por 3 minutos. Junte, então, os dentes de alho e refogue por 2 minutos. Passado o tempo, deposite a água, acrescente a mandioca, a cebola cravejada com o louro, o cominho e, assim que começar a ferver, conte 20 minutos. Desligue o fogo, libere a pressão da panela, volte a panela ao fogo médio, acerte o sal, tempere com a pimenta do reino moída na hora e junte a salsinha picada.


4 - Sirva o caldo em bowls e finalize os pratos com a farofas de bacon.

POSTS RECENTES
bottom of page