top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo de Paçoca


Para comemorar os 10 mil amigos lá do meu iG pessoal, o @vitorcorrea13, e também por estarmos na semana das festividades Juninas, a receita do Menu de Família dessa semana vai ser um presente MEU pra vocês que, todos os dias, vêm até aqui em busca de alguma inspiração para se deliciar... Trata-se de um bolo fofíssimo de Paçoca recheado com muita Paçoca Cremosa! É ou não é de babar?


Essa é uma daquelas receitas que eu tenho CERTEZA de que vai entrar no caderninho das favoritas aí na sua casa... Além de ser fácil de preparar, leva pouquíssimos ingredientes e fica extremamente deliciosa.


A receitinha base da massa é um sucesso só e dispensa comentários. A inovação da receita está por conta do recheio e cobertura de Paçoca Cremosa, uma das maravilhas que a fofíssima Danielle Noce ensinou dia desses lá no canal dela do Youtube (super indico que vocês a sigam).


Para preparar essa receita, eu utilizei duas formas redondas de 13cm de diâmetro (a quantidade de massa rendeu ainda um bolinho de 8 cm de diâmetro), porém ela rende perfeitamente uma forma de 21cm de diâmetro. Se você tiver uma família grande, sugiro que dobre a receita e utilize a forma de diâmetro maior.


Se sobrar a paçoquinha cremosa, coloque num copinho e polvilhe paçoca em cima. Fica um charme só!


Se eu fosse você não perderia tempo! Nem preciso dizer qual a receita que eu sugiro que vocês preparem no final de semana, não é mesmo?


Para o Bolo

Ingredientes

3 ovos em temperatura ambiente

150 mL (2/3 de xícara) de leite em temperatura ambiente

125 mL (1/2 xícara) de óleo vegetal

165g (1 xícara) de açúcar

330 g (2 xícaras) de farinha de trigo

1 colher de chá de extrato de baunilha

4 paçocas

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de fermento em pó

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180º C, unte uma forma redonda ( uma de 21cm de diâmetro ou duas de 13cm) com manteiga, forre o fundo da forma com papel vegetal, sobre ele deposite mais um pouco de manteiga, polvilhe farinha de trigo, remova o excesso e reserve.


2 - Numa tigela, peneire o trigo, o bicarbonato, as paçocas e reserve. Num outro recipiente, junte o leite, o óleo, o extrato de baunilha e reserve.


3 - Na batedeira, bata os ovos e açúcar até formar um creme fofo e clarinho. Feito isso, junte, intercalando, a mistura dos sólidos e dos líquidos, batendo com a batedeira entre cada adição. Por último, acrescente o fermento em pó e misture apenas para incorporar.


*ATENÇÃO: Se utilizar a batedeira na hora de intercalar as misturas de secos com a dos líquidos, bata APENAS para misturar e em velocidade baixa. Do contrário, seu bolo pode ficar com a textura mais dura (parecida com a de um pão).


4 - Distribua a massa na forma e leve para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até que o bolo fique douradinho e passe no teste do palito.


Para o Recheio e Cobertura

Ingredientes

395g de leite condensado

400g de creme de leite fresco

8 unidades de paçoquinha

70g de amendoim sem casca torrado e triturado


Modo de Preparo

1 - Numa panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo médio e cozinhe até ficar em ponto de mingau ralo. Nesse ponto, retire do fogo, despeje o creme numa tigela, cubra o creme com plástico filme (encoste o plástico na superfície do creme para não formar uma crosta) e leve para gelar por 4 horas.


2 - Após esse período, bata o creme com a batedeira até atingir a forma de um creme fofo. Deposite o creme num saco de confeitar com o bico de sua preferência e reserve.

(Receitinha da Danielle Noce disponível em: ICKFD)


Para a Montagem

6 Paçoquinhas esfareladas


Modo de Preparo

1 - No refratário de servir, deposite a primeira banda do bolo e, sobre ele, faça pequenos círculos com o creme de paçoca ao redor de toda a circunferência. Repita o processo até que o bolo todo esteja coberto e salpique um pouco de paçoca esfarelada em cima do recheio. Feito isso, deposite a outra banda do bolo, faça confeitos com o creme de paçoca e, para finalizar, salpique paçoquinha esfarelada.



POSTS RECENTES
bottom of page