• @vitorcorrea13

Cheese Burguer Caseiro


Poucas são as vezes que eu me permito comer hambúrguer, mas, quando isso acontece, só aceito se for assim: FEITO EM CASA! Isso mesmo: feito em casa com muito amor e carinho, pois a gente merece comer bem mesmo quando se trata de fast food.


A receita do hambúrguer é da apresentadora Rita Lobo e eu preparei pela primeira vez logo que comprei o livro dela, Panelinha - Receitas que funcionam. A carne fica no ponto como deve ser. Aqui, nesta preparação, utilizei o queijo prato, mas nada impede você de utilizar o queijo que mais gostar, mesmo aquele ultra processado (cheddar).


Uma combinação que eu amo fazer quando quero variar o sabor do meu sanduíche é utilizar queijo mussarela e alguns pedacinhos de gorgonzola. Aí, pra completar o sabor, dou um toque todo especial com uma colherada bem generosa de cebolas caramelizadas. Salivo só de pensar...


Como acompanhamento, sugiro batatas assadas com ervas e um copo bem generoso de água saborizada com frutas.

Ingredientes

2 pães de Hambúrguer

4 fatias de queijo prato

1/2 tomate italiano em rodelas

1/2 cebola fatiada em rodelas

4 folhas de alface americano fatiada

720 g de carne moída (fraldinha) 2 colheres (sopa) de água 2 colheres (sopa) de azeite sal e pimenta-do-reino a gosto óleo de canola para fritar
1 gemas de ovo 1 colher (sobremesa) de vinagre ou caldo de limão 1 colher (sobremesa) de mostarda de Dijon 100 ml de óleo
1 colher (sobremesa) de pepino em conserva picado fino 1 colher (chá) de alcaparras 1/2 talo de cebolinha

Modo de Preparo

1 - Corte os pães ao meio, transfira para 2 pratos e reserve. Lave o tomate, fatie-o em rodelas; descasque a cebola, fatie-a em rodelas; lave as folhas de alface, remova o excesso de água, fatie-as bem fininho. Lave as alcaparras, os pepinos e pique-os fininho. Reserve.

2 - No copo do mixer junte as gemas, a mostarda, o vinagre e o óleo. Pressione o mixer contra o fundo do copo e bata por 10 segundos, sem mexer. Quando a maionese começar a se formar, levante o mixer para uma das laterais, sem parar de bater, e repita para o outro lado. Junte as alcaparras e os pepinos picados. Reserve 3 - Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Não tempere com sal. Divida em 4 bolas (180 g cada) e achate, formando o hambúrguer. Coloque sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é formar uma paredinha reta para o hambúrguer ficar alto. Lembre-se de que ele encolhe ao cozinhar, por isso, deve ficar um pouco maior que o diâmetro do pão. 4 - Com o polegar, faça uma marca bem no meio da carne - quando ela cozinha, dá uma inflada e, sem a marca, o hambúrguer fica abaulado. Se não for cozinhar na hora, leve para a geladeira, a carne deve estar bem fria. 5 - Espalhe um pouco de óleo numa frigideira grande e antiaderente, que tenha tampa. Leve ao fogo alto. 6 - Tempere generosamente com sal um lado dos hambúrgueres. Vire e tempere o outro lado. Se quiser, tempere com pimenta-do-reino moída na hora. 7 - Quando a frigideira estiver pelando, transfira a carne e tampe. Deixe dourar por 1 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe no total 4 minutos, virando de minuto em minuto. Para o hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total. 8 - Sobre os hambúrgueres, deposite as fatias de queijo. Deixe a carne descansar por um minutinho antes de comer - ela fica mais saborosa, pois os líquidos internos se acomodam.

9 - Sobre a fatia de pão, deposite uma camada generosa de maionese caseira e, sobre ele, coloque um hambúrguer. Acrescente, então, algumas rodelas de tomate, de cebola, o outro hambúguer, um pouco de alface. Coloque maionese na outra fatia de pão e feche o sanduíche. Repita o procedimento com o outro sanduíche.

(Receita adaptada da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)


POSTS RECENTES