• @vitorcorrea13

Bolo Cheesecake de Chocolate


É ou não é uma verdadeira pornografia na forma de comida?! Uma camada de Bolo de chocolate + uma camada de cheesecake + outra camada de bolo de chocolate e tudo isso coberto por um ESPETACULAR creme aveludado de chocolate. É de comer ajoelhado!!!


A receita maravilhosa é da confeiteira e youtuber Danielle Noce lá do ICKFD e é repleta de sabores. Esse é aquele tipo de receita que a gente faz quando quer impressionar... Seja pela beleza (eu amei o efeito quando o bolo está partido) ou pela gostosura.


Achei genial a ideia de unir o cheesecake ao bolo de chocolate. No entanto, preciso alertar para a seleção do cream cheese a ser utilizado: certifique-se que o cream cheese não seja tão salgado, pois ele pode interferir no sabor. Aqui na minha versão, pra deixar ainda mais gostosudo (como diria a própria Dani), coloquei raspas de chocolate meio amargo. Esse toque trouxe uma camada extra de sabor e de textura.


Eu já fiz essa receita duas vezes, porém, numa delas, reduzi a receita à metade e super deu certo. Só atente para o tamanho da forma! Nesse caso, utilizei formas de 15cm de diâmetro.


O passo a passo está bem detalhado aqui embaixo e, se você quiser, pode acompanhar a Dani preparando essa receita lá no canal do ICKFD no youtube (já aproveitem e se inscrevam no canal, pois é MARA!).

Para o Recheio de Cheesecake

Ingredientes

600g de cream cheese

1 xícara de açúcar refinado

1 colher de sopa de extrato de baunilha

3 ovos

1 colher de sopa de farinha de trigo

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180º C. Unte e forre uma forma de 21 cm de diâmetro com papel manteiga. Na batedeira, bata o cream cheese, o açúcar e a baunilha até obter um creme homogêneo.


2 - Adicione os ovos, um a um, e bata apenas até que tudo se misture.


3 - Acrescente, então, a farinha, bata mais um pouco e despeje a mistura na forma. Coloque a forma dentro de uma forma maior e preencha com água para fazer o banho maria. Em seguida, cubra a forma do cheesecake com papel alumínio (parte brilhante para baixo) e leve para assar por 1 hora. Depois de 1 hora, retire o papel alumínio e deixe o cheesecake terminar de assar por mais 30 minutos.


4 - Desligue o forno e deixe o cheesecake esfriar por completo dentro do forno (com a porta aberta)


Para o Bolo de Chocolate

Ingredientes

8 ovos

300mL de leite

255mL de óleo de canola

2 e 1/4 de xícara de açúcar mascavo

1 colher de sopa de extrato de baunilha

2 e 3/4 de xícara de farinha de trigo

1/2 de cacau em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

2 colheres de chá de fermento em pó

1 pitada de sal


Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 170º C, unte duas formas de 21 cm com manteiga e forre o fundo das mesmas com papel manteiga. Em seguida, unte o papel manteiga e as laterais com manteiga e polvilhe cacau em pó.


2 - Numa tigela, misture os ovos, o leite, o óleo e a baunilha. Em seguida, acrescente o açúcar mascavo e mexa até formar um creme homogêneo.


3 - Feito isso, peneire todos os ingredientes secos e os junte à mistura dos líquidos e mexa bem.


4 - Divida a massa nas duas formas e leve para assar por aproximadamente 60 minutos (ou até que o palitinho saia limpo). Retire do forno e deixe esfriar.


Para o Creme Aveludado de Manteiga e Chocolate

Ingredientes

400g de manteiga sem sal bem gelada e cortada em cubos

1/2 xícara de açúcar refinado

4 colheres de sopa de cacau em pó

5 claras

1/2 xícara de açúcar refinado


Modo de Preparo

1 -Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme bem fofo e esbranquiçado (isso leva em média 10 minutos).


2 - Em seguida, adicione o cacau e bata mais um pouco.


3 - Numa tigelinha, coloque as claras, o açúcar e as leve para um banho-maria. Misture bem até que o açúcar esteja completamente dissolvido.


4 - Neste ponto, bata as claras com o açúcar na batedeira até obter um merengue bem firme e brilhante. Junte o merengue suíço no creme de manteiga e bata até que a mistura esteja homogênea


Para a Montagem

1 - Arrume a primeira camada de bolo no prato de servir. Sobre ela, aplique uma camada generosa do creme aveludado de chocolate.


2 - Desenforme o cheesecake com cuidado e posicione-o sobre a primeira camada do bolo e acrescente mais uma camada generosa do creme aveludado.


3 - Deposite a última camada de bolo de chocolate e cubra, por inteiro, todo o bolo com o creme de chocolate, alisando bem. Leve à geladeira para gelar um pouco e sirva a seguir.


(Receita da linda Danielle Noce disponível em: ICKFD)


POSTS RECENTES