• @vitorcorrea13

Risoto de Erva Doce e Gorgonzola


Mais um delicioso risoto para lista de receitas realizadas com sucesso! Esse aqui é suave e marcante ao mesmo tempo devido à combinação da erva doce com a personalidade do queijo gorgonzola.


Essa aqui é uma releitura que eu fiz de um prato do meu restaurante favorito aqui de Concórdia e que, modéstia à parte, ficou bem fiel à receita do Chef.


De maneira geral, como todo risoto, ele é delicioso e super combina com uma carne vermelha bem preparada. Na real, às vezes, como assim mesmo como se fosse o prato principal, mas não é regra.


É um ótimo prato para se preparar naqueles dias em que se quer sair da rotina e imprimir uma carinha festiva nas refeições do meio da semana.

Ingredientes

2 xic de arroz arbóreo

1 xícara de erva doce picada

1 cebola grande bem picadinha

800 mL caldo de legumes caseiro

1/2 xícara de vinho branco

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de manteiga sem sal

2 colheres de sopa de creme de leite fresco

30g de queijo gorgonzola picado

Ramos de erva doce para decorar

1 pitada de cominho em pó

Parmesão,sal e pimenta do reino a gosto (opcional)

Modo de Preparo

1 - Enquanto esquenta o caldo de legumes caseiro, descasque, pique a cebola. Limpe a erva doce, pique-a e reserve.

2 - Leve uma panela propícia à preparação de risoto ao fogo médio. Quando estiver aquecida, coloque o azeite de oliva, junte a cebola e mexa até que a mesma esteja macia e transparente. Em seguida, acrescente o arroz e mexa por 3 minutos. Acrescente, então, a erva doce, o vinho e mexa o arroz em movimentos circulares até que o mesmo tenha evaporado por completo.


3 - Com uma concha, regue, aos poucos, o caldo de legumes aquecido e vá mexendo até que o mesmo reduza. Repita o procedimento até que o arroz esteja cremoso e "Al Dente". O processo dura cerca de 20 min e pode variar de acordo com a chama do fogão.


5 - Neste ponto, desligue o fogo, junte o gorgonzola, a manteiga, o cominho e os incorpore aos grãos. Em seguida, acrescente o parmesão, o creme de leite, acerte o sal e tempere com a pimenta do reino. Na hora de servir, decore com ramos de erva doce fresca.

POSTS RECENTES