top of page
  • @vitorcorrea13

Mini Cake de Churros


MIni Cake de Churros ou Bolo da Dona Florinda? Pra ser sincero, pouco importa a maneira que ele é chamado, pois, toda vez que vejo uma foto dessa maravilha, eu só penso em comê-lo!!! E não é por nada não, mas esse bolo aqui é de comer rezando...


Pra fazer essa maravilha aqui eu juntei duas receitinhas de pessoas diferentes... Para a massa, macia e doce na medida certa, eu segui as dicas da linda confeiteira Danielle Noce do ICKFD, enquanto para os churros, eu utilizei a receita da apresentadora da gnt, Fabíola Gouveia. O casamento dessas duas delícias ficou magnífico tanto visualmente quanto "saboristicamente" hahahaha.

Contudo, tive que fazer algumas adaptações para chegar ao resultado que eu pretendia. Nesta receita, com a massa, eu fiz três pequenos bolinhos (2 de 13 cm e 1 de 8 cm). Os churros deram na medida certa. Quer dizer, sobraram alguns que acabamos comendo enquanto decorávamos essa obra de arte. Sim, pra mim, isso é uma verdadeira obra de arte, digna de não ser comida, apenas admirada. MENTIRAAAAAA!!!! Eu quero mesmo é COMER TUDO!!!


Uma dica super importante é que os churros ficam bom apenas no dia. Passado um tempo, eles ficam borrachudos e perdem toda a crocância tão característica dessa maravilha.


No geral, as duas receitinhas são super fáceis de se preparar e estão bem explicadinhas aqui embaixo. Então não fica fazendo corpo mole e corre pra cozinha pra preparar essa delícia pra família toda! Aliás, chama a família pra cozinha e preparem essa receita juntos. Criem histórias ao redor da mesa... Vocês vão perceber como isso faz bem...

Massa do Bolo

Ingredientes

300g de manteiga

280g de açúcar refinado

4 ovos

160mL de leite morno

500g de farinha peneirada

2 colheres de chá de sal

4 colheres de chá de fermento

2 colheres de sopa de canela

2 colheres de sopa de essência de baunilha

Modo de Preparo

​1 - Ligue o forno para pré aquecer a 180º C, unte e enfarinhe duas formas de 13 cm de diâmetro e uma forma de 8 cm de diâmetro. Peneire a farinha, o sal, o fermento e a canela numa tigela e reserve.


2 - Numa batedeira, junte a manteiga, o açúcar e bata bem até que vire um creme fofo e esbranquiçado. Adicione, então, os ovos, um a um, à mistura de manteiga.


3 - Feito isso, intercale a adição dos secos e do leite morno à mistura.


4 - Por último, coloque a essência de baunilha, bata apenas para misturar, divida a massa nas formas e leve para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até que o palitinho saia limpo.


5 - Espere esfriar para dar desenformar.

(Receita da linda Danielle Noce disponível em: ICKFD)

Para os Mini Churros Assados

Ingredientes

1 xícara de água

115g de manteiga

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

½ colher (chá) de extrato de baunilha

½ colher (chá) de sal

1 xícara de farinha de trigo

3 ovos

Açúcar e canela para polvilhar

150 g de doce de leite

Modo de preparo

1 - Pré aqueça o forno a 200 ºC. Numa panela, coloque a manteiga para derreter com a água, o sal, a baunilha e o açúcar.


2 - Quando começar a ferver e a manteiga estiver completamente derretida, coloque a farinha de uma só vez e mexa bem até desgrudar da panela.


3 - Desligue o fogo, adicione os ovos batidos e mexa bem.


4 - Coloque em um saco de confeitar com um bico pitanga grande. Forre uma assadeira com papel manteiga e, sobre ele, faça mini churros de 7 cm de comprimento.


5 - Leve ao forno por 18 minutos. Depois de assados, desligue o forno e deixe os churros esfriarem dentro do forno por 10 minutos. Após esfriarem, salpique com açúcar e canela.


(Receita da Confeiteira e apresentadora Fabíola Gouveia disponível em: Receitas GNT)

Para o Recheio e Cobertura

Ingredientes

1 lata de leite condensado

300g de creme de leite fresco

Modo de Preparo

1 - Deposite a lata de leite condensado numa panela de pressão, cubra com água, leve ao fogo médio. Assim que começar a chiar, conte 40 minutos, desligue, espere sair completamente o vapor, deixe a lata esfriar por umas 2 horas para, somente então, abri-la.


2 - Com o doce de leite pronto e com a lata já aberta, bata o creme de leite em ponto de chantilly. Junte metade da lata de doce de leite e misture até formar um creme liso e bem homogêneo. Reserve.


3 - A outra metade da lata de doce de leite será usada para confeitar o bolo.


Montagem

1 - Na boleira, deposite a primeira banda de bolo. Sobre ela, coloque uma camada do recheio. Repita o procedimento com as outras duas bandas de bolo.


2 - Feito isso, com uma espátula, deposite a cobertura apenas nas laterais do bolo e vá distribuindo os churros um ao lado do outro até completar toda a circunferência. Repita o processo no bolinho menor no topo do bolo. Caso os mini churros sejam maiores que a altura do bolo, sugiro que cortem eles na base para ficar mais estético. Corte um, meça no bolo e, se ficar no tamanho desejado, utilize ele como guia para os demais.


3 - Finalize o topo do bolo com o doce de leite reservado. Utilize um bico de confeiteiro tipo pitanga. Se preferir, salpique um pouco mais de açúcar com canela para finalizar. Sirva a seguir!


ATENÇÃO: os mini churros ficam bons apenas no dia. Depois eles perdem a crocância. Se quiserem comer no dia seguinte, sugiro que preparem a receita em duas etapas: primeiro a massa com o recheio, porém, como a base do bolo é amanteigada, não vale guardar na geladeira, pois pode ficar duro feito pedra! No dia seguinte, prepare os churros, o recheio e monte.


Se preferir, faça apenas a massa e recheie com o doce de leite. Fica igualmente delicioso!

POSTS RECENTES
bottom of page