• @vitorcorrea13

Dia dos Namorados - Menu do Chef e Mesa Hits


Dia dos namorados está chegando e, com ele, aquela dúvida que sempre nos assola: o que preparar? Fondue é bom? Sim! Mas parece uma escolha tão óbvia, não é mesmo? Por esse motivo, eu e as meninas lá do Mesa Hits bolamos três cardápios super bacanas como sugestão para o jantar dessa data tão especial... Vamos deixar bem claro, são SUGESTÕES e nada impede você de substituir os menus de acordo com a sua preferência...


Como existem vários tipos de namoros, pensamos em montar cardápios mais condizentes ao tempo de namoro e à intimidade do casal. Óbvio que isso não é uma regra e nada impede alguém que esteja no início do namoro de preparar o menu sugerido para pessoas casadas... Vai do gosto de cada um, por isso, fiquem à vontade para substituir ou trocar as receitas... Cada menu possui um prato principal, o qual sugerimos ser servido duas porções, e a sobremesa, a qual pensamos em servir num único prato ou taça para imprimir um ar mais romântico.


Como sugestão de jantar para INÍCIO DE NAMORO, nós pensamos num delicioso Purê de Mandioquinha com Filé Mignon grelhado acompanhado de Cebolas Caramelizadas ao Vinho (não se assuste, as cebolas ficam suaves e não vai rolar bafinho). Para a sobremesa, magníficas Bananas Carameladas com Sorvete de Creme. Apesar dos nomes grandes, as receitas são práticas e, extremamente, APETITOSAS.

Para o menu de NAMORO DE LONGA DATA, pensamos nesse espetacular Espaguete ao Molho de Limão Siciliano com Amêndoas (cheguei a salivar ao escrever isso). Como sobremesa, um Mini Cake de Chocolate Branco com Doce de Leite e Morangos.

Como última sugestão, mas não menos importante, no menu de CASAMENTO sugerimos um espetacular Risoto de Camarão com Banana da Terra e Curry e, para adoçar, um Pavê Mousse de Chocolate com Morangos.


Viu só? São tantas opções que vai ser difícil dizer que você não sabe o que preparar para demonstrar seu afeto pela pessoa amada. O importante é cozinhar, amar e ser feliz, né nón?!


MENU INÍCIO DE NAMORO

Purê de Batata Baroa com Filé Mignon acompanhado de Cebolas Carameladas no Vinho Tinto

Ingredientes

4 medalhões de filé Mignon (ou da carne de sua preferência)

6 batatas baroa de tamanho médio

1 folha de louro

3 colheres de sopa de manteiga

Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

8 cebolas pérola

1/2 xícara de vinho tinto

1/4 de xícara de água

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de sopa de azeite

Modo de Preparo

1 - Descasque e pique as batatas, leve os pedaços para cozinhar com a folha de louro numa panela com água e sal em fogo médio alto por 20 minutos ou até que os pedaços estejam macios. Feito isso, descarte a água do cozimento e o louro, junte o leite e pulsione com o mixer até formar um creme liso e homogêneo. Retorne a panela ao fogo baixo, junte uma colher de manteiga, acerte o sal, tempere com a pimenta, a noz moscada e deixe cozinhar por mais 2 minutos e desligue o fogo. Reserve.


2 - Enquanto as batatas cozinham, descasque as mini cebolas e leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, deposite duas colheres de manteiga para derreter. Acrescente as cebolas e deixe refogando até ficarem levemente douradas. Neste ponto, junte o açúcar e mexa até caramelizar. Acrescente, então, o vinho e a água e deixe cozinhar até que as cebolas fiquem macias e o vinho esteja bem reduzido e forme um molho encorpado.


3 - Com as cebolas e purê prontos, leve uma frigideira anti aderente ao fogo médio alto. Quando estiver aquecida, regue o azeite, disponha os medalhões, tempere com sal e pimenta. Deixe grelhar por 4 minutos ou até que o filé solte da panela. Vire o medalhão e repita o procedimento do outro lado.


4 - Em cada prato, coloque o purê no fundo, deposite dois medalhões de filé, quatro cebolinhas e regue com o molho de vinho. Sirva a seguir.

Bananas Carameladas com Sorvete de Creme

Ingredientes

2 bananas prata

5 colheres de sopa de açúcar

1/2 limão thaiti

Sorvete de creme

Modo de Preparo

1 - Descasque as bananas e pique em fatias de 2 cm. Reserve.


2 - Numa panela pequena, coloque o açúcar, o suco de limão e leve ao fogo baixo mexendo sempre até caramelizar.


3 - Quando a calda ficar com a cor levemente dourada, incorpore as fatias de banana e mexa rapidamente. Desligue o fogo e sirva a seguir acompanhado de sorvete de creme.

MENU NAMORO DE LONGA DATA

Espaguete ao Molho de Limão Siciliano com Amêndoas

Ingredientes 350g de espaguete 1 colher de sopa de manteiga 1/2 cebola roxa picada em cubos 1/2 xícara de amêndoas em lâminas 1 xícara de creme de leite fresco Raspas de 1 limão siciliano Suco de meio limão siciliano 1/2 xícara de queijo gruyere Noz moscada ralada Sal e pimenta do reino a gosto Modo de Preparo 1 - Encha uma panela com água e leve ao fogo médio até levantar fervura. Enquanto aguarda, descasque e pique o alho e a cebola, rale o queijo. 2 - Leve uma outra panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, coloque a manteiga para derreter, em seguida, junte a cebola e deixe murchar por 3 minutos. Acrescente, então, o alho, as amêndoas, o suco de limão. Refogue por 2 minutos. 3 - Acrescente o creme de leite fresco, o queijo, a noz moscada e deixe cozinhar por quatro minutos. Acerte o sal, tempere com a pimenta e junte as raspas do limão. Desligue o fogo e tampe a panela. 4 - Coloque o espaguete para cozinhar durante o tempo de cozimento determinado pelo fabricante. Descarte a água do cozimento e junte a massa ao molho. Sirva com auxílio de uma concha de feijão e um garfo de churrasco (facilita na hora de formar o ninho pra fazer uma apresentação bonita). Decore com lascas de amêndoas, fatias de limão e com um pouco mais de queijo.


Mini Cake de Chocolate Branco com Doce de Leite e Morangos

Ingredientes

3 ovos

120 g de chocolate branco

120 g de cream cheese

Para Decorar

Doce de Leite e Morangos

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180 ºC, unte 1 forma de 13 cm de diâmetro com manteiga e forre o fundo e as laterais com papel manteiga. Reserve.


2 - Um a um, quebre os ovos e separe as gemas das claras. Bata as claras em neve até formar pico firme. Reserve.


3 - Pique o chocolate branco e o leve para derreter em banho-maria. Após derretido, desligue o fogo, acrescente o cream cheese e o incorpore ao chocolate.


4 - Feito isso, retire do banho-maria, junte as gemas e misture bem. Adicione, então, 1/3 da clara batida em neve até formar um creme homogêneo.


5 - Incorpore, lentamente, o restante das claras em neve. Distribua a massa na forma e a disponha numa assadeira. Preencha o fundo da assadeira com água fria antes de levar ao forno. Deixe assar por 15 minutos.


6 - Após essa etapa, diminua a temperatura para 160º C e asse por mais 15 minutos. Desligue o forno e o mantenha fechado por mais 15 minutos.


7 - Retire do forno, espere esfriar um pouco, desenforme e finalize com doce de leite e morangos picados

MENU DE CASAMENTO

Risoto de Camarão com Banana da Terra e Curry

Ingredientes

2 xic de arroz arbóreo

200 g de camarão descascado e pré cozido

2 bananas da terra

1 cebola grande bem picadinha

800 mL caldo de legumes caseiro

1/2 xícara de vinho branco

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 colher de sopa de curry

1 colher de sopa de manteiga sem sal

2 colheres de sopa de leite de coco

1 colher de sopa de coco ralado

Parmesão,sal e pimenta do reino a gosto (opcional)

Modo de Preparo

1 - Enquanto esquenta o caldo de legumes caseiro, descasque, pique a cebola. Descasque as bananas, leve-as ao micro ondas para aquecer por 2 minutos. Após esse tempo, esmague com um garfo até formar um purê com a fruta. Reserve.


2 - Leve uma panela propícia à preparação de risoto ao fogo médio. Quando estiver aquecida, coloque o azeite de oliva, junte a cebola e mexa até que a mesma esteja macia e transparente. Em seguida, acrescente o arroz e mexa por 3 minutos. Acrescente, então, o purê de banana, o curry, o vinho e mexa o arroz em movimentos circulares até que o mesmo tenha evaporado por completo.


3 - Com uma concha, regue, aos poucos, o caldo de legumes aquecido e vá mexendo até que o mesmo reduza. Deposite os camarões na panela e repita o procedimento até que o arroz esteja cremoso e "Al Dente". O processo dura cerca de 20 min e pode variar de acordo com a chama do fogão.


5 - Neste ponto, desligue o fogo, junte a manteiga e a incorpore aos grãos. Em seguida, acrescente o parmesão, o leite de coco, acerte o sal e tempere com pimenta do reino. Na hora de servir, salpique o prato com coco ralado.


Pavê Mousse de Chocolate na Taça

Ingredientes

5 biscoitos do tipo champanhe

10 morangos

50 gramas de chocolate preto

5 colheres de sopa de creme de leite fresco

2 claras

3 colheres de sopa de açúcar

2 morangos para decorar

30 mL de água

2 colheres de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de licor de pêssego

Modo de Preparo

1 - Num prato, despedace os biscoitos champanhe e reserve. Lave, descarte os cabos, fatie os dez morangos ao meio e reserve. Bata as claras em neve e reserve. Numa panelinha, junte a água, as duas colheres de açúcar, o licor e leve ao fogo baixo até levantar fervura. Reserve.


2 - Leve o chocolate para derreter em banho maria. Quando estiver derretido, misture o creme de leite e, em seguida, 2/3 da clara em neve. Reserve.


3 - Junte 3 colheres de sopa de açúcar ao restante das claras em neve e bata até atingir um merengue firme e brilhoso.


4 - Numa taça, deposite o biscoito esfarelado e regue com um pouco da calda. Em seguida, distribua os morangos ao longo da circunferência da taça. Com cuidado, deposite a mousse de chocolate no centro da taça e vá ajeitando até cobrir os morangos. Acrescente uma nova camada de biscoito e, sobre ele, uma porção generosa do merengue. Flambe o merengue com um maçarico e decore com morangos.


POSTS RECENTES