• @vitorcorrea13

PanKIKAs de Carne com Molho de Tomate Caseiro


Receitinha com sabor de nostalgia: assim eu descreveria essa receita de panqueca de carne que, carinhosamente, apelidamos de panKIKAs por ser uma receitinha da mamãe do Alan. Infelizmente ela não se encontra mais no plano terrestre, porém a memória dela continua viva, principalmente, quando reproduzimos essa receita maravilhosa que eu vou compartilhar com vocês no dia de hoje.


Essa receita é super prática e deliciosa. Ela é um pouco mais adocicada que as panquecas normais, mas, não estranhem: fica saborosíssima! E eu gosto de comê-la assim mesmo, sem ir ao forno, mas nada impede você de cobri-las com molho e levar ao forno para gratinar. É questão de gosto, e aqui você é quem manda!


Então não perca tempo e aproveita que amanhã é feriado para preparar essa e tantas outras maravilhas para a família!


Para a Massa

Ingredientes

250 mL de leite integral

2 ovos

1/2 xícara de amido de milho

1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo

2 colheres de sopa de óleo de girassol

3 colheres de sopa de açúcar

1 pitada de sal

óleo para untar a frigideira

Modo de Preparo

1 - Junte todos os ingredientes no copo do liquidificador e bata por 5 minutos ou até formar uma massa lisa e homogênea.


2 - Leve uma frigideira (20cm de diâmetro) para aquecer em fogo médio, regue com um filete de óleo e remova o excesso com uma folha de papel toalha. Deposite uma concha da massa no centro da frigideira a vá fazendo movimentos circulares até que todo o fundo da frigideira esteja completamente coberto. Espere a massa formar bolhas e ficar dourada. Com auxílio de uma espátula, vire a massa para dourar o outro lado. Repita o procedimento até acabar a massa. Reserve.


Para o Recheio

Ingredientes

400g de patinho moído

1/2 cebola

2 dentes de alho

1 folha de louro

3 azeitonas

1/2 limão

1/2 colher de cafézinho de cominho em pó

1 colher de sopa de farinha de trigo

1 colher de chá de molho inglês

Sal e pimenta do reino a gosto

1 colher de sopa de óleo

1/3 de xícara de água


Modo de Preparo

1 - Descasque, pique fino a cebola e o alho. Leve uma panela ao fogo médio e, quando aquecer, regue com azeite, junte a folha de louro, a cebola e deixe dourar por 2 minutos. Acrescente, então, o alho, a carne, o suco de limão e tempere com uma pitada de sal. Deixe cozinhar até a carne perder a coloração rosada.


2 - Feito isso, junte o cominho, as azeitonas picadas, o molho inglês e a farinha de trigo. Deixe fritar por 3 minutos. Acrescente a água e mexa raspando os queimadinhos do fundo da panela. Quando a carne ficar com textura cremosa, desligue o fogo, acerte o sal e tempere com pimenta.


3 - Num prato, coloque um disco de massa, deposite duas colheres do recheio e enrole até todo recheio ficar coberto pela massa. Repita o procedimento com os demais discos. Reserve.


Para o Molho de Tomate

Ingredientes

1 lata de tomates pelados

1/2 cebola

2 dentes de alho

1 colher de sopa de azeite

Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo

1 - Leve uma panela ao fogo médio, quando aquecer, regue com azeite, junte a cebola e deixe murchar por 2 minutos. Acrescente os tomates com o líquido e o alho. Quando começar a ferver, retire do fogo e, com um mixer, bata até formar um creme liso. Retorne o molho para o fogo e deixe reduzir por 5 minutos. Acerte o sal e a pimenta. Sirva a seguir.


Se preferir, coloque as panquecas num refratário, regue o molho, salpique queijo e leve ao forno alto por 20 minutos ou até que o queijo esteja derretido.

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.