top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo de Leite em Pó


Nada como o final de semana para por em prática todas aquelas receitas que a gente viu rolar durante a semana inteira na internê, não é mesmo???


Esse bolinho aqui é super fácil de preparar e deliciosíssimo. Fica leve e tem um gostinho doce na medida certa. A receitinha vinha atrás de uma lata de leite condensado e eu tinha copiado num caderninho. Encontrei a folha perdida esses dias aqui em casa quando fui procurar uma forma que havia trazido da casa da minha mãe. Que sorte a minha! Bolinho com gosto de sessão da tarde com filmes dos Trapalhões!


Os ingredientes são de fácil acesso e é bem provável que você tenha todos na sua despensa, então não há desculpas para deixar de preparar essa maravilha, não é mesmo?

Para a Massa

Ingredientes

​4 ovos

1/2 xícara (chá) de açúcar

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de fermento em pó

200ml de leite morno

1/2 xícara (chá) de leite em pó

1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Para finalizar: leite em pó

Modo de Preparo

1- Pré aqueça o forno a 180º C; unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma retangular (18x28) e reserve; leve o leite ao fogo médio para amornar, dissolva o leite em pó e reserve. Passe a farinha de trigo e o fermento por uma peneira e reserve. Bata as claras claras em ponto de neve, na sequência adicione o açúcar aos poucos, as gemas ( batendo, ligeiramente, apenas para misturar entre cada adição) e a essência de baunilha.


2- Desligue a batedeira, e comece a acrescentar a mistura de sólidos alternando com a adição da mistura de leites. Misture delicadamente até que todos os ingredientes estejam incorporados.


3- Despeje a massa sobre a forma e leve ao forno preaquecido por, aproximadamente, 35 minutos.


4- Espere o bolo esfriar completamente, desenforme e reserve.

Para a Calda

1/2 xícara (chá) de leite condensado

1 xícara (chá) de leite

Modo de Preparo

1- Numa tigela, misture o leite condensado e o leite. Reserve.

Recheio e Cobertura

Ingredientes

1 lata de leite condensado​

200g de Creme de Leite fresco

2 xícaras (chá) de leite em pó

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Modo de Preparo

1- Na batedeira, adicione a manteiga em temperatura ambiente, o leite condensado e bata bem. Na sequência adicione o creme de leite, o leite em pó e bata até ficar cremoso. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por 30 minutos, assim ele ficará consistente e com a cremosidade na medida certa.


Para a Montagem

1- Divida o bolo ao meio. Coloque uma das uma das metades no tabuleiro em que irá servir e regue com metade da calda e regue com metade da calda. Retire o creme do freezer,misture bem, e despeje 3/4 desse creme em cima do bolo, espalhando bem com uma colher. Coloque a outra metade do bolo em cima, faça furinhos com um garfo na superfície, despeje o restante da calda, e cubra com o restante do creme. Para finalizar salpique leite em pó com uma peneira.


2- Leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas ou, se possível, deixe na geladeira de um dia para o outro.


POSTS RECENTES
bottom of page