• @vitorcorrea13

Iscas de Peixe Assadas


Imagine você, após um longo e exaustivo dia de trabalho, chegar em casa e se deparar com uma bandeja repleta de iscas de peixe com aquela maionese caseira típica de barzinhos de praia... Meus amigos, isso é possível (tirando a parte de que você vai chegar em casa e já vai estar pronto kkkk) e é mais prático do que você imagina! E se engana quem pensa que a casa vai ficar infestada com o cheiro de fritura, afinal de contas, as iscas são assadas no forno! É ou não é uma maravilha???

A minha musa Mor, salve, salve, Rita Lobo foi quem ensinou essa maravilha pra gente. Inclusive foi um dos cardápios do desafio Panelinha do ano de 2015. Esse é aquele tipo de receitinha bem bacana pra se preparar num happy hour com a turma... Não tem quem não goste! Fica um espetáculo só!

PARA AS ISCAS

Ingredientes

600 g de peixe branco (como congrio) caldo de 1 limão cravo 2 ovos 1 xícara (chá) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca flocada, tipo biju 4 colheres (sopa) de azeite sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Forre duas assadeiras retangulares com papel-alumínio e, com um pincel, unte cada uma delas com 2 colheres (sopa) de azeite. Reserve. 2. Corte os filés em tiras de 2 x 8 cm e transfira para um recipiente. Tempere com o caldo de limão, sal e pimenta-do-reino moída na hora. 3. Coloque os ovos em uma tigela, tempere com uma pitada de sal e misture bem com um garfo. 4. Coloque a farinha de trigo e a farinha de mandioca, respectivamente, em pratos fundos e tempere com sal. Se os flocos de farinha de mandioca estiverem muito grandes pressione com as costas de uma colher para quebrar. 5. Para empanar, passe a isca farinha de trigo, de todos os lados, mergulhe nos ovos e, por último, pressione na farinha de mandioca. Transfira para uma das assadeiras e repita com todas as iscas. 6. Arrume as iscas deixando que haja espaço entre elas. Esse é o segredo para que fiquem bem crocantes. 7. Leve ao forno preaquecido para assar por 20 minutos. Na metade do tempo, retire as assadeiras do forno, vire as iscas com uma espátula e volte para o forno. 8. Quando estiverem douradas, retire do forno e sirva com os molhos de maionese.

PARA A MAIONESE TEMPERADA

Ingredientes

2 gemas de ovo 1 colher (sopa) de vinagre ou caldo de limão 1 colher (sopa) de mostarda de Dijon 200 ml de óleo

Modo de Preparo

No copo do mixer junte as gemas, a mostarda, o vinagre e o óleo. Pressione o mixer contra o fundo do copo e bata por 10 segundos, sem mexer. Quando a maionese começar a se formar, levante o mixer para uma das laterais, sem parar de bater, e repita para o outro lado. Em 15 segundos, a maionese fica pronta!

PARA A MAIONESE VERDE

Ingredientes

1/4 xícara (chá) de salsinha fresca

Modo de Preparo

Lave, seque e coloque a salsinha no copo do mixer com a maionese. Bata por 1 minuto, verifique o sabor e tempere com o sal.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES