• @vitorcorrea13

Bolo Clássico de Chocolate


Clássico é clássico. Quando isso vem escrito no nome da receita é porque é bom ou melhor: ÓTIMO!


Receitas de bolo de chocolate a gente encontra na internet aos montes. Mas me conta uma coisa: a grande maioria é uma verdadeira furada, não é mesmo? Essa maravilhosa receitinha aqui é mais uma que foi testada pelo método Panelinha de medidas padrão e, por isso, FUNCIONA! E eu falo sério!

Logo que comecei a me aventurar na cozinha, muitas das receitas não davam certo e eu não entendia ao certo o porquê. Aí era aquela coisa: um misto de "eu acho isso" com "pode ser por causa disso" e, no final das contas, continuava em dúvida e NUNCA a receita ficava igual numa segunda tentativa.


Foi então que descobri a minha musa Rita Lobo e o seu método milagroso e, somente então, entendi a diferença entre receitas que utilizam as medidas padrão. E isso, caros amigos, faz toda a diferença! Se quiser preparar uma receita que dá certo, essa é a receita! Basta seguir direitinho o passo a passo e correr pro abraço!

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de chocolate em pó (não vale achocolatado) 2 colheres (chá) de fermento em pó 1/2 colher (chá) de sal 200 g de manteiga em temperatura ambiente 2 xícaras (chá) de açúcar 4 ovos 1 xícara (chá) de leite manteiga e chocolate em pó para untar e polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda ou de pudim com manteiga, formando uma camada fina e uniforme, e polvilhe com chocolate em pó (assim o bolo não fica com aquela casquinha branca de farinha). Reserve. 2. Passe pela peneira a farinha, o chocolate, o fermento e o sal. Se quiser que o bolo fique bem escuro, troque o sal por bicarbonato de sódio em pó. Reserve. 3. Se a manteiga não estiver em temperatura ambiente (e geralmente não está) corte em cubos e leve ao micro-ondas, rodando de 30 em 30 segundos, até amolecer. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata apenas para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. 4. Diminua a velocidade e adicione os ingredientes peneirados aos poucos, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar. 5. Desligue a batedeira, misture a massa com uma espátula raspando as laterais da tigela e transfira para a fôrma preparada. Nivele a massa girando a fôrma rapidamente sobre a mesa. 6. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 40 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por uns 10 ou 15 minutos. Bolo muito quente quebra na hora de virar. 7. Coloque um prato sobre a fôrma e vire de uma vez.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES