• @vitorcorrea13

Brigadeiro de Palha Italiana


Brigadeiro é o doce de festa favorito dos brasileiros. Bom, de grande parte, pelo menos. Sou filho dos anos 80 onde comer doces, pelo menos na minha realidade, restringia-se apenas a festas de aniversários. Aquelas festas com exército de crianças que apresentavam as cabeças ornadas por um cônico e pontiagudo chapéu e onde as garrafinhas de refrigerantes tinham seus "pescoços" enfeitados por um palhaço infame. Mas era muito gostoso, pelo menos pra mim.


Certo dia, ao rever algumas fotos de infância, me rendi à onda de nostalgia e me vi com desejo de comer algo tão frequente na minha infância: palha italiana. Tá, mas por que não de uma forma diferente? Foi então que resolvi fazer em formato de docinho.


Quando eu fazia Faculdade em Tubarão, Santa Catarina, em semana de prova, as gordices imperavam lá em casa. Uma dessas gordices era um brigadeiro mole com biscoito de leite triturado. Era a melhor coisa da vida! Minhas madrugadas de estudo jamais seriam as mesmas se não fossem essas receitinhas de "estudante".


Esse brigadeiro de palha italiana fica delicioso, principalmente, pelo toque de conhaque na massa. Aqui na receita eu utilizei um biscoito do tipo "maisena", mas na época da Faculdade eu gostava mesmo era de colocar o meu bom e velho biscoito de infância (passatempo sem recheio). Fica a critério de quem for preparar...


E então, vai tentar? Se fizer e fotografar, não se esqueça: marque a hashtag #MeuMenuDoChef pra eu ir lá dar o meu "Joinha"...


Ingredientes

1 lata de leite condensado

120 g de chocolate meio amargo

1 colher de sopa de manteiga sem sal

3 colheres de sopa de conhaque

1/2 xícara de biscoitos triturados

Modo de Preparo

1 - No copo do mixer (ou do liquidificador), coloque os biscoitos e pulsione apenas para triturar. Reserve.

2 - Numa panela, coloque o leite condensado, a manteiga, o chocolate e leve ao fogo médio mexendo sempre. Quando começar a soltar do fundo da panela, acrescente os biscoitos triturados, o conhaque e mexa por mais 3 minutos.

3 - Deposite a massa num prato e leve para refrigerar por 1 hora. Passado o tempo, unte as mãos com manteiga, faça bolinhas e enrole numa farofinha de biscoito. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES