• @vitorcorrea13

Creme de Ervilha com Bacon e Pipoca


Desde que eu vi essa receita lá no site da editora Panelinha, sabia que, um dia, iria preparar. A combinação de ervilhas com bacon e pipoca é algo inusitado, pra mim, porém que super casa bem.


A receita em si é super fácil de se preparar e fica extremamente deliciosa. Era para ter ficado um pouco mais líquida, mas eu preferi fazer com a textura assim: um pouco mais rústica, como diria a Rita Lobo.


Quando servida numa taça, dá uma ótima entradinha num jantar. Se quiser incrementar o sabor, pode acrescentar folhinhas de hortelã... Não fica apetitoso? Eu sou suspeito a falar, mas acredito que, se você fizer, também vai se apaixonar!

Ingredientes

500 g de ervilha seca 2 colheres (sopa) de azeite 100 g de bacon em cubinhos 1/2 cebola picada 1 1/2 l de caldo de galinha ou o caldo de sua preferência 1 folha de louro croûtons ou pipocas para decorar

Modo de Preparo

1. Numa tigela, coloque as ervilhas e cubra com o triplo de água. Deixe de molho por cerca de 4 horas. 2. Depois de hidratar as ervilhas, aqueça o azeite em fogo médio numa panela grande. Quando esquentar, acrescente o bacon e vá mexendo até dourar. Retire com uma escumadeira e transfira para um pratinho. 3. Escorra as ervilhas. Na panela com a gordura do bacon, refogue a cebola picada em fogo baixo, mexendo bem para não queimar. (Cerca de 3 minutos.) 4. Quando a cebola estiver transparente, adicione as ervilhas à panela e refogue por 1 minuto. Acrescente o caldo, misture bem e, quando começar a ferver, baixe o fogo. Deixe cozinhar 15 minutos, com a panela tampada. Mexa de vez em quando até que a ervilha esteja macia. Desligue o fogo. 5. Quando o caldo esfriar um pouco, transfira para o liquidificador e bata até obter um creme liso. 6. Volte o creme à panela, acrescente o bacon reservado e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, desligue. Verifique o sabor: ajuste o sal e tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Sirva quente com croûtons ou pipocas.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES