top of page
  • @vitorcorrea13

Torta de Palmito - Revisitada


Quando a comida é boa a gente ama, mas se ela for linda, o que a gente sente??? Mais vontade de comer, é claro! É exatamente isso que eu sinto toda vez que olho essa belezura de Torta de Palmito aqui. Essa é mais uma receita que a gente já se apaixona de cara!


Vocês não fazem ideia de quão maravilhosa é essa massa! É de uma facilidade imensa para se trabalhar e pode ser utilizada com os mais variados recheios. O recheio dessa torta é incrível e repleto de sabor. A noz moscada dá um toque todo especial à receita bem como as ervilhas frescas. Fica realmente muito saboroso.


Uma sugestão que eu dou pra fazer um charme é produzir a torta em versão miniatura e servir em porções individuais. Já pensou que lindo receber amigos e familiares para um café da tarde especial com uma lindeza dessas à mesa? Vai ser sucesso! Eu tenho certeza!

Ela super rende um almoço e combina muito bem com uma saladinha. Para o café da manhã também é bem vinda com uma boa xícara de café. No lanche da tarde, o suco é uma ótima pedida para acompanhar essa maravilha. Viu só como ela é uma refeição versátil?! Não perca tempo, faça um teste você também!


Se não quiser fazer os trançados não tem problema, mas que fica linda ninguém pode negar, correto? Cubra o recheio com a massa e mande pro forno. Você não vai se arrepender!


Para a Massa

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 120 g de manteiga gelada em cubos 1/2 xícara (chá) de água
1 pitada de sal

Modo de Preparo

1 - Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 20 minutos.

Para o Recheio

Ingredientes

450 g de palmito pupunha fresco
1/4 xícara (chá) de azeitonas picadas
1/4 xícara (chá) de cenoura ralada 2 tomates maduros sem sementes e picados 1/2 xícara (chá) de ervilha fresca congelada 1/2 cebola picada 2 dentes alho picados 1 1/2 xícara (chá) de leite integral 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de azeite 1/3 de xícara (chá) de salsinha noz-moscada ralada na hora a gosto sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Inicie cortando o palmito em pequenos cubos; lave, seque, descarte as sementes e corte os tomates de tamanho regular; descasque e pique fino a cebola e o alho; descasque e rale a cenoura; pique as azeitonas; lave, seque e pique fino a salsinha. 2. Leve ao fogo médio uma panela média para aquecer. Adicione o azeite, a manteiga e deixe derreter. Junte a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos. Acrescente a cenoura e refogue por mais 2 minutos. Adicione, então, o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar. Junte o tomate e misture por mais 1 minuto. 3. Adicione ao refogado o palmito, as azeitonas e as ervilhas congeladas. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. 4. Polvilhe a farinha de trigo e mexa por cerca de 1 minuto. Adicione o leite, mexendo bem para dissolver os gruminhos de farinha. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta do reino a gosto. Deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 5 minutos até engrossar. 5. Desligue o fogo e misture a salsinha picada. Deixe amornar - se estiver muito quente, na hora de montar, a torta pode umedecer e cozinhar a massa.

Para a Montagem

Ingredientes

1 ovo batido

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 25 cm de diâmetro.
2. Separe um pedaço da massa, polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com um rolo de macarrão, abra uma das metades num círculo maior que o diâmetro da fôrma. Feito isso, transfira a massa para a assadeira e, com as mãos, ajeite e pressione delicadamente para forrar o fundo e lateral da fôrma. 3. Preencha o fundo da torta com todo o recheio - espalhe e nivele com uma colher e, com a faca corte o excesso de massa da lateral da fôrma. 4. Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada, abra o restante da massa corte tiras de 4 cm de espessura - as tiras devem ser longas o suficiente para cobrir a torta. 5. Faça a treliça sobre a torta: disponha as tiras, uma ao lado da outra, até cobrir toda a torta. Feito isso, levante, intercalando, as tiras até a metade da torta, e acrescente uma das tiras no sentido contrário (as novas tiras devem ficar perpendiculares); abaixe as tiras que estavam levantadas e repita o procedimento, porém levante, agora, as tiras que estavam em posição e, assim, comece a tecer a trama. 6. Com o topo da torta completamente coberto e trançado, corte o excesso e pressione a ponta das tiras na lateral. 7. Numa tigela, bata o ovo e pincele sobre toda a massa. Leve a torta ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos até ficar bem dourada. Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page