Torta de Limão com Merengue Bruleé
Torta de limão todo mundo já fez alguma vez na vida. Aquela receita mesmo: massa com biscoito triturado, recheio com leite condensado, creme de leite e por aí vai. Mas essa versão de torta aqui, receitinha da Rita Lobo, em nada se compara com a outra. É infinitamente MELHOR!
A massa utilizada nesta preparação é doce na medida certa e muito lembra um biscoito amanteigado. O creme de limão, leve e aveludado, contém a acidez da fruta e um doce comedido digno das confeitarias francesas. Um verdadeiro primor de receita.
A receita é realizada em etapas, portanto se faz indispensável programar o feitio. Se tiver mais mãos para ajudar, melhor! A magia que acontece quando a família cozinha reunida é algo, realmente, profundo e inspirador. A química envolvida pode ser vista não apenas na mesa, mas, também, nos momentos seguintes ao preparo da receita. A energia da casa se altera! É algo surreal. Acreditem!
Conforme falei anteriormente, a receita é MARA, então façam sem medo!
PARA A MASSA
Ingredientes
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo 100 g de manteiga gelada em cubos 1/3 de xícara (chá) de açúcar 1 ovo 1 gema de ovo 1/2 colher (chá) de fermento em pó
Modo de Preparo
1. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. 2. Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar. Enquanto isso, prepare o creme de limão.
PARA O CREME DE LIMÃO
Ingredientes
8 gemas de ovo 1 xícara (chá) de açúcar caldo de 3 limões 100 g de manteiga gelada em cubos 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Modo de Preparo
1. Sobre uma panela pequena, passe as gemas por uma peneira - reserve 4 claras numa tigela para utilizar no merengue da cobertura. Junte à panela o caldo de limão, o açúcar e o extrato de baunilha. Com um batedor de arame, misture bem até ficar liso. 2. Leve a panela ao fogo baixo e, com uma espátula de silicone, mexa por cerca de 10 minutos até engrossar levemente - passe a espátula por todo o fundo e laterais da panela para o creme não grudar. 3. Desligue o fogo e, sobre uma tigela, passe o creme por uma peneira (limpa) para eliminar os gruminhos de gema cozida. Com o creme ainda quente, acrescente os cubos de manteiga gelada, aos poucos, mexendo vigorosamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar até ficar liso e brilhante. 4. Cubra com filme e leve para a geladeira. Deixe firmar por pelo menos 20 minutos antes de montar a torta. Enquanto isso, aproveite para assar a base.
PARA ASSAR A MASSA
Ingredientes
farinha de trigo para polvilhar a bancada papel-manteiga e grãos de feijão cru (ou outro grão que tiver em casa)
Modo de Preparo
1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda com fundo removível e 24 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira. 2. Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Coloque a massa sobre a bancada e polvilhe mais farinha sobre a massa. Com o rolo de macarrão, abra a massa até formar um círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma - polvilhe farinha durante todo o processo para evitar que a massa grude na bancada ou no rolo. 3. Enrole a massa sobre o rolo e transfira para a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir o fundo e a lateral da fôrma. Com a faca (ou carretilha) corte o excesso de massa para nivelar a altura - a torta deve ficar com no mínimo 3 cm de altura. 4. Para decorar a lateral da torta: com uma colher de sopa, pressione delicadamente a massa da lateral e puxe para fazer o corte. O resultado é o de uma coroa. Junte todas as aparas de massa e reserve na geladeira - você pode utilizar para fazer biscoitinhos.
5. Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha o fundo com grãos de feijão cru - eles servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 25 minutos até dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de rechear. Enquanto isso, aproveite para preparar o merengue.
PARA O MERENGUE E MONTAGEM
Ingredientes
4 claras de ovo 1 ½ xícara (chá) de açúcar 1 limão açúcar a gosto para dourar o limão
Modo de Preparo
1. Leve uma panela pequena com água ao fogo médio - ela servirá de base para o banho-maria. 2. Numa tigela de vidro refratário coloque as claras e o açúcar. Encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame por cerca de 4 minutos, até ficar liso - cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar. 3. Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme e brilhante. Reserve. 4. Lave, seque e fatie o limão em rodelas finas. Coloque numa assadeira, polvilhe com açúcar e queime com o maçarico para dourar (se preferir, doure as fatias numa frigideira antiaderente aquecida). 5. Assim que a base da torta estiver fria, retire o papel-manteiga e os grãos de feijão - reserve esses grãos apenas para assar tortas, eles não podem mais ser cozidos. Desenforme e transfira a base da torta para um prato grande. Preencha todo o fundo da torta com o creme de limão, nivelando com as costas de uma colher. 6. Cubra o creme de limão com o merengue - coloque em colheradas formando picos para dar um aspecto mais rústico. Com o maçarico, queime o merengue para ficar bem dourado (se preferir, você pode servir a torta branquinha, sem queimar). Decore com as rodelas de limão douradas e sirva a seguir.
(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)