top of page
  • @vitorcorrea13

Salada de Batatas com Atum


Receitas simples e cheias de histórias são aquelas que prendem a gente pelo estômago e pela alma e é o que acontece com essa salada de batata aqui!


A receita do Menu de Família dessa semana é repleta de nostalgia, principalmente, para a querida amiga Paula Rodriguez Lopes (@paularodriguezlopes), pois era um dos pratos que ela e os irmãos, ansiosamente, aguardavam para se deliciar nos dias de folgas do agora falecido pai. O pai da Paulinha nasceu na Espanha e, em meio aos 30 anos de idade, veio para o Brasil onde conheceu a futura esposa, e mamãe de Paulinha. Ele era cozinheiro profissional e, sempre que posível, gostava de cozinhar suas maravilhas para toda a família.


Infelizmente, a vida gosta de pregar peças e, no auge dos seus 50 e poucos anos, um infarto o levou dos seus queridos. Paula lamenta não ter tido a oportunidade de tê-lo aproveitado mais, porém, das doces lembranças que ela carrega consigo, a dessa salada de batata é especial, pois era, e ainda é, a salada que eles preparam nas datas comemorativas como o primeiro do ano. Ao meu ver, o fato de eles manterem a tradição de preparar essa receita é uma forma de tornar a figura do pai deles presente nesses momentos felizes. Com certeza ele deve ficar feliz toda vez que vocês se reúnem para se deliciar com a preparação. Eu acho isso lindo, admirável...

A Paulinha é uma pessoa muito querida no instagram e está sempre dividindo com a gente receitas e lindas fotos com mensagens carinhosas. Olha elaaaaaaaaaaaaa aqui embaixo! Não, não é o bode (brincadeira amiga, me perdoa!), mas é essa doce mulher de sorriso encantador e olhar penetrante que tanto tem a compartilhar conosco...


Linda, muito obrigado por dividir com a gente essa receita tão especial pra você e que tem um significado tão bonito. Adorei reproduzi-la! Sou suspeito, pois sou fã tanto de batatas quanto de atum, mas as cebolas, a azeitona e os temperinhos super deram um toque a essa preparação... Adorei!


Apesar de eu já ter visto essa receita em outros lugares, eu nunca havia preparado, acreditam? Sabem o que eu imaginei enquanto eu comia essa receita? Um ovo! Sim, eu vou colocar um ovo cozido na próxima vez que for preparar... Você me permite, né, Paulinha???


Paula Rodriguez Lopes ou Paulinha

Com ovo ou sem ovo, você pode preparar essa maravilha aí na sua casa! E se a fizer e tirar foto, não esqueça de marcar a hashtag #MeuMenuDoChef pra eu ir lá dar um "joinha"!


Ingredientes

4 batatas inglesas

1 lata de atum em conserva

10 azeitonas pretas sem caroço

1/2 cebola roxa

2 talos de salsinha

Sal e pimenta do reino a gosto

1/4 de xícara de azeite de oliva

Gelo


Modo de Preparo

1 - Descasque e pique as batatas em cubos de 2 cm. Coloque-os numa panela, cubra com água, coloque uma pitada de sal e leve ao fogo médio por 20 minutos. Passado o tempo, escorra a água e deixe as batatas esfriarem por completo.


2 - Enquanto as batatas cozinham, descasque e fatie fininho a cebola roxa. Numa tigela, coloque as cebolas fatiadas, junte o gelo e cubra com água. Esse processo tira um pouco da acidez da cebola. Deixe de molho até que as batatas estejam frias.


3 - Lave, seque e pique a salsinha. Escorra a água do atum em conserva. Reserve.


4 - Numa tigela, coloque as batatas frias, o atum, as azeitonas. Escorra a água das cebolas e junte-as à tigela. Acrescente o óleo e de uma misturada. Acerte o sal e tempere com pimenta do reino moída na hora. Leve para gelar. Se preferir, sirva na hora.


(Receita da instafriend Paula Rodriguez Lopes - @paularodriguezlopes)


POSTS RECENTES
bottom of page