• @vitorcorrea13

Bolo Almofadinha de Tapioca com Coco Queimado e Doce de Leite Caseiro


Fica, vai ter bolo! E vai ser tão fofo, mas tão fofo que será inevitável apertá-lo... E quando eu falo que é fofo, é porque é fofo de verdade!


Tapioca: ta aí uma coisa que eu jamais pensei que fosse comer e, principalmente, que fosse gostar! Ao contrário dessa onda fit que toma conta da galera no momento, esse bolo é bem fat por conta da cobertura de doce de leite caseiro (o que é outro espetáculo a parte).


A minha amiga Roberta Oda, figurinha carimbada aqui no site, é a minha conselheira nos assuntos bolísticos. Hahahaha... Dependendo do assunto que eu quero pesquisar recorro a determinada pessoa. A Rô tá sempre disposta a me ajudar e SEMPRE surge com uma receitinha mara e diferentona! Sou muito fã dessa minha amiga japa! Miga sua loca, logo, logo já vai ter uma coluna fixa aqui no Menu! hahahaha


O bolo é super fácil e eu procurei deixar bem explicadinho no modo de preparo. Porém, sempre existe aquela dica que faz toda a diferença, não é mesmo??? Já perdi as contas de quantas vezes reproduzi essa receita, mas percebi que, quando deixo a tapioca de molho por mais tempo, mais gostosa fica... Então, essa é a minha sugestão: coloque a tapioca de molho e esqueça dela por algumas horas... O resultado irá te surpreender! Eu super recomendo!!! Bora tentar???


Ingredientes

1 1/4 de xícara de açúcar 200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 4 ovos 3/4 xícara de farinha de trigo

1/4 de xícara de amido de milho 1 colher de sopa de fermento químico 3/4 de xícara de tapioca 3 colheres de sopa de coco queimado ralado 200 mL de leite de coco 1 colher de sopa de extrato de baunilha Modo de Preparo

1 - Numa tigela, coloque o leite de coco, o coco e a tapioca de molho por, no mínimo, 1 hora para amolecer os grãos.


2 - Pré aqueça o forno a 180ºC, unte uma forma redonda com furo no meio (23 cm de diâmetro) com manteiga e farinha de trigo. Reserve. Numa tigela, passe a farinha de trigo, o amido e o fermento por uma peneira. Reserve. Separe as gemas das claras e bata as claras em neve. Reserve. 3 - Bata a manteiga até formar um creme branco e fofo. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Quando o creme tiver aumentado de volume, coloque as gemas, uma por vez, mexendo entre cada adição. Acrescente o extrato de baunilha e bata por mais 1 minuto.


4 - Junte, então, a tapioca e a incorpore, lentamente, com uma espátula. Incorpore a mistura de sólidos ao creme com a tapioca até formar uma massa densa, porém, homogênea. Coloque 1/4 da clara em neve na massa e misture rapidamente. Feito isso, com cuidado, incorpore o restante das claras em neve em movimentos de baixo para cima. Distribua a massa na assadeira untada e leve para assar por, aproximadamente, 50 minutos ou até que um palito saia completamente limpo.


5 - Desenforme somente quando o bolo estiver frio. Decore com doce de leite (sugiro o caseiro) e raspas de coco queimado.


(Receita da amiga Roberta Oda )


POSTS RECENTES