• @vitorcorrea13

Crostata de Goiabada


Comida boa, pra mim, além de ter um sabor gostoso, precisa ter uma "cara" especial. Seja pela maneira como ela chega até a mesa - arrumada numa louça bonita - ou, simplesmente, pelo fato de ser ela mesma. É o caso dessa Crostata de Goiabada do especial Panelinha do dia das Mães. Nesta campanha, a equipe da Rita Lobo sugeriu dar uma nova roupagem para sabores já conhecidos. E convenhamos, os trançados e trabalhados das tortas ficaram magníficos e dignos de serem comidos com os olhos!


A massa dessa torta é a mesma utilizada no preparo da torta de banana (aquela mesma que eu tanto sofri a primeira vez que preparei, mas, depois que peguei o jeito, ela foi que é uma beleza!), uma massa deliciosamente amanteigada que super combina com o doce encorpado da goiabada.


A impressão que eu tive quando dei a primeira garfada nessa delícia foi de estar comendo um biscoito amanteigado MARAVILHOSO que eu comia na minha infância. Quando pequeno, minha mãe fazia "rancho" (as compras do mês) e eu adorava acompanhá-la, sabem por quê? Porque, enquanto ela enchia os carrinhos, eu ficava beliscando o meu biscoito favorito! Era da padaria da rede de supermercados, mas era tão gostoso... Chego a salivar só de lembrar! E o gostinho dessa torta me remete a isso: a uma viagem no tempo... Tempos bons que não voltam...


O toque especial no recheio desta torta está por conta do licor de laranja. Ele confere um sabor delicioso à goiabada. Vale total a pena tentar fazer em casa. Quero ter a oportunidade de testar outros recheios para essa incrível receita. Se der certo, posto aqui... Se não der certo, posto também... Vai que alguém me ajuda!!!! Estou aqui para repassar o que aprendi e, principalmente, para aprender! E sempre levo comigo a frase que uma professora sempre utilizava durante a minha Graduação: "Conhecimento não tem validade se não for levado adiante." É essa máxima que tem me movido! Espero que testem as receitas e que passem adiante também! Vamos tentar fazer a diferença?


PARA O RECHEIO

Ingredientes

1 xícara (chá) de goiabada cascão em pasta (cerca de 350 g) 1 colher (sopa) de licor de laranja

Modo de Preparo

Numa tigela, coloque a goiabada, o licor e misture bem com o batedor de arame até ficar liso. Reserve.

PARA A MASSA

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 100 g de manteiga gelada em cubos 1/3 de xícara (chá) de açúcar 1 ovo 1 gema 1/2 colher (chá) de fermento em pó farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. 2. Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar. 3. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma canelada com fundo falso e 28 cm de diâmetro. 4. Com uma espátula (ou faca), corte 1/3 da massa e reserve - ela vai ser usada para fazer a decoração. Polvilhe farinha de trigo sobre a bancada e, com o rolo de macarrão, abra o restante da massa num círculo 2 cm maior que o diâmetro da fôrma - polvilhe farinha sob e sobre a massa durante o processo para não grudar na bancada ou no rolo. 5. Enrole a massa no rolo de macarrão e transfira para a fôrma. Com a ponta dos dedos, pressione delicadamente para forrar o fundo e as laterais da fôrma. Passe o rolo sobre a borda para cortar o excesso de massa - junte as aparas à massa reservada. 6. Com uma colher, espalhe todo o recheio de goiabada sobre o fundo da torta - a camada de recheio fica fininha mesmo. 7. Polvilhe mais um pouco de farinha de trigo sobre a bancada e abra o restante da massa formando um retângulo. Com uma faca (ou carretilha) corte 14 tiras de cerca de 1 cm de largura - as tiras devem ser longas o suficiente para cobrir a torta. 8. Faça a treliça sobre a torta: disponha 7 tiras na horizontal, uma ao lado da outra, deixando cerca de 0,5 cm entre cada uma até cobrir toda a torta; levante 4 tiras intercaladas até a metade da torta e acrescente uma nova tira na vertical (as novas tiras devem ficar perpendiculares); abaixe as 4 tiras e comece a tecer.
9. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 30 minutos até dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.
(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES