• @vitorcorrea13

Torta de Banana Caramelada


Não, ela não é a Rapunzel, mas vem toda trabalhada nas tranças! Não, não são tranças de mel, mas sim de uma massa crocante e docinha... Assim é essa Torta de Banana do especial de Dia das Mães do Panelinha.


Fã das receitas da Rita Lobo que sou, óbvio que eu já tratei de testar aqui em casa! E, apesar de trabalhosa por conta dos detalhes, o resultado valeu muito a pena! Não ficou de se comer com os olhos??? Sou suspeitíssimo a falar, mas eu AMEI essa versão da torta!


No entanto, preciso ser sincero ao dizer que a massa não é das mais fáceis de se trabalhar. Por conta do açúcar, a massa fica um pouco quebradiça e, portanto, exige um certo cuidado ao manuseá-la.


Numa primeira preparação, eu tive vontade de jogar tudo fora, pois não conseguia nem abrir a massa sem que ela quebrasse. Foi então que pesquisei lá no site da editora panelinha mesmo e tomei conhecimento de algumas dicas super importantes para se trabalhar com essa massa.


Ao assistir o vídeo do Panelinha, percebi de cara a diferença entre a textura da massa deles e da minha. A massa, quando vai para a geladeira, precisa estar completamente lisinha e homogênea. Isso faz toda a diferença na hora de abrir. Outra dica super preciosa é abrir a massa entre sacos plásticos (desses de por legumes no supermercado). A massa fica mais fácil de manusear. A temperatura do ambiente também interfere na hora de trabalhar: se estiver muito quente, a massa começa a amolecer e tende a quebrar mais. Por isso, atenção especial para esse fator!


Esses pequenos detalhes fazem toda a diferença no preparo. Pode parecer um pouco trabalhoso, mas, se você tiver ajuda, como eles sugerem no site, além de facilitar o processo, ainda vai ser muito mais prazeroso!


Bora treinar, então?!

PARA A MASSA

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 100 g de manteiga gelada em cubos 1/3 de xícara (chá) de açúcar 1 ovo 1 gema 1/2 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo

1. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. 2. Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar. Enquanto isso, prepare o recheio de banana.

PARA O RECHEIO

Ingredientes

6 bananas nanicas maduras 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo 1 colher (sopa) de amido de milho 1/2 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de água 1 pitada de canela em pó

Modo de Preparo

1. Descasque e corte as bananas em rodelas médias de cerca de 1 cm. Numa tigela, misture a água com o amido e mexa bem para dissolver. Reserve. 2. Leve ao fogo médio uma panela média para aquecer. Acrescente o açúcar mascavo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até derreter - mexa de vez em quando com uma espátula para não queimar. Assim que todo o açúcar derreter, adicione a manteiga e misture bem para incorporar. 3. Junte à panela as rodelas de banana, a canela e misture. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando, até a banana começar a soltar o próprio caldo. Acrescente o amido dissolvido na água e mexa com a espátula por cerca de 5 minutos até o recheio engrossar e começar a soltar do fundo da panela - as bananas devem estar cozidas, mas sem desmanchar. 4. Desligue o fogo e transfira o recheio para uma tigela. Deixe em temperatura ambiente para amornar antes de rechear a torta - se ele estiver muito quente pode umedecer e cozinhar a massa.

PARA ASSAR

Ingredientes

1 ovo 1 colher (chá) de água farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda canelada com fundo removível e 24 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira. 2. Com uma espátula (ou faca) corte a massa ao meio. Polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com o rolo de macarrão, abra uma das metades da massa até formar um círculo 4 cm maior que o diâmetro da fôrma - durante o processo, polvilhe farinha sob e sobre a massa para evitar que grude na bancada ou no rolo. 3. Enrole a massa sobre o rolo e transfira para a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da fôrma. Passe o rolo sobre a borda para cortar o excesso de massa - reserve as aparas para a decoração.

4. Com uma colher, espalhe e nivele todo o recheio de banana sobre a base de massa. 5. Polvilhe mais um pouco de farinha de trigo sobre a bancada e, com o rolo de macarrão, abra a outra metade da massa da mesma maneira do passo 2. Enrole sobre o rolo e transfira sobre a fôrma para cobrir. Pressione delicadamente as bordas e laterais para selar a massa. Com uma faca (ou carretilha) corte o excesso de massa. 6. Para a decoração: junte todas as aparas de massa, polvilhe mais farinha sobre a bancada e abra formando um retângulo. Com a faca (ou carretilha) corte 6 tiras de cerca de 1 cm de largura - quanto mais longa a tira melhor. Una as pontas de 3 tiras e faça uma trança; repita com as outras tiras e reserve. 7. Numa tigela, misture bem o ovo com a água. Com um pincel, espalhe a mistura sobre toda a torta. Disponha as duas tranças sobre a tampa da torta, formando um círculo. Pincele a mistura de ovo e água também sobre as tranças. 8. Com uma faquinha, faça 4 cortes em cruz no centro da torta - eles servem de saída para o vapor na hora de assar. Leve a torta ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos até ficar bem dourada. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar para servir.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)
POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.