• @vitorcorrea13

Eggs Benedicts


Sabe aquela receita que você namora, namora, namora, mas que, por um motivo que você não sabe, ainda não testou? Então, apresento-lhes ela: receita de Eggs Benedicts ou como diria Rita Lobo: Ovos Beneditinos.


Sem sombra de dúvidas, a receita que mais me chamou a atenção no livro Panelinha - Receitas que Funcionam - foi essa aqui. Honestamente, não sei porque. Acredito que tenha sido pela fotografia mesmo... Aliás, a fotografia culinária, pra mim, consegue despertar mais desejo que a receita em si, pois, primeiro olhamos para, em seguida, imaginarmos as combinações de sabores. Porém esta receita conseguiu despertar em mim esses sentidos simultaneamente.


Como cozinheiro aprendiz que sou, cometi alguns erros, principalmente, no preparo do molho holandês. Na primeira tentativa, após tirar do banho maria para incorporar a manteiga, eu coloquei a tigela em cima da bancada de mármore. Resultado: desandou o molho. Na segunda tentativa, após o molho pronto, eu fui inventar de dar "aquela" mexida extra, porém, conforme eu comecei a mexer vigorosamente, o molho virou uma manteiga de textura horrível. A terceira tentativa é a da foto! Ficou lindo, com uma textura incrível e com sabor espetacular! A minha dica é para você preparar o molho no final.


Quando eu li sobre cozinhar o bacon no micro ondas fiquei meio desconfiado, mas não é que dá certo? Só não façam igual ao bocó aqui: não prensem o bacon contra as folhas de papel, pois pra descolar é uó. Apenas distribua as fatias, as tampe com as outras folhas e leve ao micro. Fica incrível!


O preparo do ovo, que era a parte que eu pensava ser a mais difícil, foi a mais tranquila. A dica do plástico filme é sensacional! Aqui em casa tem um cidadão que não gosta de gema mole, o que é um problema, pois o charme do ovo é ver a gema escorrendo após ele ser cortado. Mas, pra vocês terem noção de quão gostoso fica, mesmo com a gema mole, a pessoa come tudo e só falta lamber o prato. Não, eu não estou aumentando e, muito menos, inventando. É a mais pura verdade!


Não espere uma data especial para tentar fazer essa receita. Lembre-se: todos os dias são especiais e você merece se presentear com um banquete desses... Por mim, por favor: teste essa receita, pelo menos, uma vez na vida!


PARA O MOLHO HOLANDÊS

Ingredientes

100 g de manteiga 1 gema 1/2 colher (sopa) de vinagre sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Leve ao micro-ondas uma tigelinha com a manteiga para derreter. Reserve. 2. Numa panelinha, coloque cerca de dois dedos de água, leve ao fogo médio e desligue quando começar a ferver. 3. Junte a gema e o vinagre numa tigela média e mexa com um batedor de arame para incorporar. Adicione 1 colher (sopa) da água aquecida na mistura de gema e bata bem. Encaixe a tigela na panelinha com água fervente para fazer um banho-maria. 4. Bata vigorosamente até a mistura espumar. Junte a manteiga derretida aos poucos, batendo sempre. De vez em quando, coloque o dedo na tigela para checar a temperatura do molho (precisa estar quente). Se esfriar, ligue novamente o fogo, mas sem deixar a água do banho-maria ferver (para não correr o risco de cozinhar a gema e talhar o molho). 5. Quando o molho encorpar, tire do banho-maria e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Reserve.

PARA OS OVOS POCHÊ E MONTAGEM

Ingredientes

4 ovos 4 fatias de bacon com o lombo 2 fatias de pão para torta fria páprica a gosto (opcional) sal a gosto folhas de salsa a gosto (opcional) óleo para untar

Modo de Preparo

1. Para fazer os ovos pochê, leve uma frigideira alta com bastante água ao fogo médio, quando ferver, abaixe o fogo. 2. Recorte 4 quadrados de filme de 30 x 30 cm e coloque sobre um prato fundo. Unte o filme com um pinguinho de óleo e quebre um ovo dentro. Una as pontas do quadrado para formar uma trouxinha. Se quiser fazer todos os ovos de uma vez, dê um nó em cada filme. Repita o processo com todos os ovos. 3. Leve a trouxinha à frigideira com água fervente e mexa delicadamente, fazendo movimentos circulares (isso fará com que o ovo pochê fique com um formato mais bonito). Passados 3 minutos, retire o filme com cuidado e deixe o ovo cozinhar por mais 1 minuto na água. 4. Com uma escumadeira, transfira o ovo para uma tigela com água fria. Repita o procedimento com os demais ovos e reserve. Na hora de servir, se quiser, volte os ovos à água fervente e deixe aquecer 30 segundos. 5. Aqueça uma frigideira média e coloque um fio de óleo. Junte as fatias de bacon com lombo (duas por vez) e doure dos dois lados. Reserve. 6. Leve as fatias de pão à torradeira ou forno, apenas para aquecer. 7. Coloque uma torrada no prato e espalhe 1 colher do molho holandês. Por cima, coloque duas fatias de bacon e dois ovos pochê. Regue com mais molho. Se quiser, salpique com folhas de salsa e polvilhe com páprica a gosto. Repita o procedimento com o outro prato e sirva a seguir.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)
POSTS RECENTES