• @vitorcorrea13

Panqueca de Cenoura recheada de Frango


Sabe aquele dia que sente que precisa preparar algo extremamente delicioso e lindo? Então, hoje foi um dia desses! Foi então que fui até a geladeira para ver o que eu tinha e não deu outra: Panquecas! Porém, essas panquecas aqui tem um gostinho todo especial... E eu já vou te explicar o motivo...


A princípio, a receita era outra, confesso. Mas fiquei com dó de jogar fora a cenoura que utilizei no cozimento do frango e foi então que tive a brilhante ideia de colocar as dita cujas na massa da panqueca. E não é que deu certo?


Além de ficar com uma cor maravilhosa, o sabor também ficou todo especial... A massa fica super leve e super combina com os mais variados tipos de recheio. Eu sou fã do recheio de frango cremoso da apresentadora Rita Lobo. Aliás, essa receita inteira é adaptada de outras duas receitas dela (a massa da panqueca de ricota com espinafre e o recheio da torta clássica de frango). Mas nada impede você de utilizar o que preferir. Seja um mix de legumes ou carne moída, vai na fé que é sucesso.


O charme da receita fica por conta da apresentação. Ao invés de fazer as panquecas enroladinhas, eu as moldei em pequenos pacotinhos e prendi com um talo de salsinha. Você pode utilizar cebolinha, mas, no momento, eu não tinha em casa.


Tenho certeza que, quando você fizer, o sucesso será garantido!


PARA A MASSA

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de leite 1 xícara (chá) de farinha de trigo 2 ovos
1/2 cenoura cozida
1 colher de sopa de amido de milho 1 colher (chá) de sal manteiga ou óleo de canola para untar

Modo de Preparo

1. No liquidificador, junte o leite, a cenoura cozida, os ovos e o sal. Bata até a mistura ficar lisa. Feito isso, acrescente a farinha de trigo e o amido de milho. Bata até a mistura ficar homogênea. Deixe descansar no próprio copo do liquidificador por no mínimo 20 minutos até 1 hora, em temperatura ambiente. 2. Enquanto isso, prepare o recheio (veja a receita abaixo). 3. Depois do tempo do descanso da massa (e com o recheio já pronto), aqueça uma frigideira antiaderente, de fundo grosso, de cerca de 22 cm de diâmetro, e espalhe um pouquinho de óleo ou de manteiga. 3. Dê uma boa mexida na massa. Com a mão direita (se você não for canhoto!), levante a frigideira e com a outra, coloque a massa com uma concha média (que também serve de medida). Faça um movimento circular com a frigideira para cobrir todo o fundo. Coloque a frigideira sobre o fogo baixo e, quando as bolhas começarem a aparecer, vire a massa para dourar do outro lado com auxílio de uma espátula de borracha. O processo todo leva menos de 3 minutos por disco. Transfira para um prato, espalhe mais um pouquinho de manteiga ou óleo na frigideira e repita o procedimento, até terminar a massa. Rende de 10 a 12 discos.

PARA O RECHEIO

Ingredientes

1 peito de frango cozido e desfiado 1 xícara (chá) de caldo do cozimento 1 cebola 3 dentes de alho 2 tomates 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 gema de ovo (reservar a clara para montagem) sal e pimenta-do-reino moído na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Tire a pele dos tomates (como são apenas 2, descasque com uma faquinha afiada), corte em metades, descarte as sementes e pique em cubos. 2. Numa panela, leve a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue, mexendo sempre, até dourar. Junte o alho e mexa por mais 1 minuto. Acrescente os tomates e cozinhe, sem parar de mexer, até formar uma pasta (não precisa ficar lisa). 3. Adicione o peito de frango desfiado, tempere com sal e pimenta-do-reino e misture. Polvilhe com a farinha, misture e desligue o fogo. Regue com o caldo e misture bem. 4. Junte a gema e mexa vigorosamente. Volte a panela ao fogo médio e vá mexendo por cerca de 1 minuto até atingir uma consistência grossa - cuidado para não secar. Prove e, se necessário, tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo e reserve.

5. Quando esfriar, recheie as panquecas e sirva a seguir.

(Receita adaptada da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.