• @vitorcorrea13

Estrogonofe de Carne acompanhado de Batatas ao Murro


De hit dos anos 80 a sinônimo de breguice em bufês de festas, o estrogonofe possui uma clientela fixa apaixonada. Eu faço parte desta clientela, pois não descarto este prato, principalmente, quando bem preparado.

Esta receita é muito especial, pois leva alguns ingredientes que garantem um gosto todo especial. O conhaque é um deles e, pra mim, faz TODA a diferença! E que diferença!


Outro ingrediente que até então eu não utilizava na forma In Natura era o Cogumelo de Paris, mas, preciso confessar: NUNCA MAIS USAREI CHAMPIGNON EM CONSERVA! O cogumelo na sua forma mais pura é delicioso e, em nada, se compara ao comercializado em conserva...



É importantíssimo salientar a importância da utilização de alimentos direto da feira. Sim, eu sei que é caro. Muito mais caro, por sinal, mas, no final das contas, sua saúde irá agradecer!


A minha consciência alimentar mudou a partir do momento que eu comecei a ler sobre o tema. Quem me acompanha aqui no site ou lá no instagram @vitorcorrea13 sabe da minha admiração pela apresentadora Rita Lobo. Também pudera, a mulher mudou a minha vida! Além de me colocar na cozinha, ainda me estimulou a pensar sobre o que é, de fato, uma alimentação saudável! E isso, meu amigo, não há preço que pague!


Ter noção de que a comida que você está servindo, além de amor, é repleta dos mais puros e saudáveis ingredientes. Isso é fenomenal!


E esta receita é assim: cheia de pequenas dicas, com ingredientes do dia a dia, mas que, quando preparadas da maneira correta, garantem ao prato um sabor inigualável e todo singular!


Ah, e se sobrar um pouco, guarde e utilize como base para o molho de uma macarronada! Vai por mim, é sucesso!



Ingredientes

400 g de bifes de gado 200 g de cogumelos-de-paris 1 cebola pequena 1 dente de alho 1 xícara (chá) de creme de leite fresco 1 colher (sopa) de extrato de tomate 1 colher (sopa) de ketchup 1 colher (sopa) de molho inglês 1 colher (sopa) de conhaque 1 1/2 colher (sopa) de azeite sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Corte os bifes em tirinhas (de 7 cm x 1 cm), transfira para uma tigela e mantenha em temperatura ambiente - a carne não pode estar gelada na hora de dourar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes. 2. Numa tábua, corte os cogumelos-de-paris em 3 fatias e reserve (se preferir, você pode usar champignon em conserva, mas o resultado não será o mesmo). Descasque e pique fino a cebola e o alho. 3. Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite, junte cerca de 1/3 da carne e deixe dourar - se colocar todas as tirinhas ao mesmo tempo, elas vão soltar o próprio líquido e cozinhar no vapor em vez de dourar. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e mexa aos poucos para que dourem por igual. 4.Transfira as tirinhas douradas para uma tigela. Doure o restante, sempre regando a panela com azeite antes de cada leva. 5. Mantenha a panela em fogo médio e regue com mais ½ colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola e refogue até murchar por cerca de 3 minutos, raspando bem o fundo da panela - os queimadinhos da carne são essenciais para dar sabor ao preparo. Junte o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar. 6. Acrescente o extrato de tomate, o ketchup e mexa bem. Volte a carne dourada à panela, adicione o molho inglês e o conhaque. Junte os cogumelos e misture delicadamente. 7. Regue com o creme de leite, misture e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar - isso leva cerca de 5 minutos depois que começar a ferver. Desligue o fogo, prove e acerte o sal. Sirva a seguir com arroz branco e batata palha ou, como na foto acima, com batatas ao murro.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.