top of page
  • @vitorcorrea13

Arroz Carreteiro Express


Inspirado pela receita de galinhada à jato da apresentadora Rita Lobo, eu preparei esta receita de Carreteiro aqui...


Basicamente, substituí o frango por carne bovina, pois era o que eu tinha em casa no momento do preparo. E o resultado agradou, e muito, o paladar do povo aqui de casa! Já virou, tipo, hit!


O charme da receita fica por conta da decoração do prato. Seja pela escolha da louça ou pelo corte em diagonal da cebolinha, capriche na apresentação! Esse é o segredinho para ninguém torcer o bico na hora da refeição.


Se você quiser dar uma camada extra de sabor, acrescente uma pitada de gengibre em pó. Na minha opinião, fica excepcional!

Ingredientes

2 filés de carne de gado (cerca de 400 g) 1 xícara (chá) de arroz 1 cebola 2 tomates maduros 2 dentes de alho 2 xícaras (chá) de caldo de legumes caseiro 1 1/2 colher (sopa) de azeite caldo de 1/2 limão 1/2 colher (chá) de cominho 1/2 colher (chá) de páprica 1 folha de louro 2 talos de cebolinha sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Faça o pré-preparo: corte os filés de carne de gado em cubos de cerca de 2 cm; descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e corte os tomates em cubinhos: corte os tomates ao meio, descarte as sementes e aperte cada metade contra a tábua (para aplainar); corte as metades em tiras e as tiras em cubos. Reserve. 2. Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite e acrescente metade dos cubos de carne - se colocar todos os pedaços ao mesmo tempo eles cozinham no próprio vapor em vez de dourar. Deixe por cerca de 3 minutos até dourar. Com uma pinça, vire os pedaços para dourar por igual. Transfira para uma tigela e repita com o restante, regando a frigideira com mais azeite. 3. Mantenha a panela em fogo médio e regue com mais ½ colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 4 minutos, até começar a dourar. Junte o alho, o cominho, a páprica e 1 ½ colher (chá) de sal. Mexa bem por 1 minuto para perfumar. 4. Regue com o caldo de legumes e o caldo do limão. Misture com uma espátula, raspando bem o fundo da panela para dissolver todo o queimadinho - isso vai dar sabor ao preparo. Aumente o fogo para alto. 5. Assim que a água começar a ferver, diminua o fogo, junte o arroz, os cubos de carne e a folha de louro. Misture rapidamente e deixe cozinhar em fogo baixo, com a tampa entreaberta até a água secar - por cerca de 30 minutos. 6. Assim que a água do carreteiro secar, desligue o fogo e abra a panela. Acrescente os cubos de tomate, a cebolinha fatiada e misture. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos para o arroz terminar de cozinhar no próprio vapor. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page