• @vitorcorrea13

Pão Indiano - Naan


Quer viajar sem sair de casa? Vem cá que eu te ensino como... Esse pãozinho indiano é tão delicioso que, ao comer, você vai se imaginar lá do outro lado do Mundo!


Esta receita de Naan é da apresentadora Rita Lobo e eu fiz para acompanhar o Espetinho de Frango com especiarias e o Chutney de Coco. Fica incrível!


É um pão extremamente fácil de se preparar e pode ser servido de maneiras distintas. Os poucos pãezinhos que sobraram eu fatiei em tirinhas, pincelei com clara de ovo e salpiquei sal grosso, alecrim e levei ao forno até ficar dourado. Ficaram tirinhas crocantes e deliciosas!


Você pode preparar com antecedência, mas, se quiser impressionar as visitas, deixe para assar na hora de servir. O aroma que levanta na hora que a massa encosta na frigideira é incrível! Fora que é mágico ver o pão formar aquelas bolhas lindas!


E então, já decidiu quando vai preparar esta delícia?


Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco (cerca de 5 g) 1/3 xícara (chá) de iogurte natural sem açúcar 2 colheres (sopa) de manteiga 1 colher (chá) de açúcar 1 colher (chá) de sal 2 colheres (sopa) de água morna 1/4 xícara (chá) de água farinha de trigo para polvilhar

Modo de Preparo

1. Numa tigela, misture o fermento, o açúcar e a água morna. Deixe descansar até espumar, por cerca de 15 minutos. 2. Enquanto isso, separe os outros ingredientes: retire o iogurte da geladeira; leve a manteiga para derreter no micro-ondas e deixe em temperatura ambiente. 3. Assim que a mistura de fermento espumar, acrescente o iogurte e misture apenas para incorporar. 4. Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Abra um buraco no centro, junte a mistura de fermento e a manteiga derretida. Com uma das mãos, misture a farinha com os líquidos - faça movimentos circulares do centro para a borda da tigela. 5. Acrescente metade da água e misture bem, amassando com a mão. Aos poucos, junte o restante da água, sovando a massa: aperte, amasse, estique e amasse novamente, dentro da tigela, por cerca de 10 minutos, até atingir uma textura macia e úmida. Se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com uma camada bem fina de farinha de trigo, mas evite juntar mais farinha na massa. Ela fica bem molenga inicialmente e, à medida que vamos sovando, ela fica no ponto. Marque os 10 minutos no relógio! 6. Cubra com filme e deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até que a massa cresça - ela aumenta cerca de 1/3 do volume. 7. Polvilhe uma bancada de trabalho com farinha. Retire a massa da tigela, aperte delicadamente para retirar o ar e modele com as duas mãos até formar um rolinho. Corte a massa em 10 pedaços e modele cada um como uma bolinha de pingue-pongue. 8. Com o rolo de macarrão, abra cada bolinha até formar um disco de cerca de 10 cm de diâmetro - se a massa começar a grudar na bancada ou no rolo, polvilhe com mais farinha. 9. Enquanto abre os discos, aqueça uma frigideira (de preferência antiaderente) em fogo médio, sem untar. Quando estiver quente, coloque o disco de massa e deixe o pão assar por cerca de 30 segundos, até começar a formar bolhas. Vire o pão e deixe por mais 15 segundos na frigideira, para terminar de cozinhar e dar uma leve chamuscada. 10. Transfira o pão para uma cesta (ou prato) e repita com o os outros discos - a cada 3 pães, limpe o fundo da frigideira com papel-toalha. 11. Sirva a seguir. Para manter os pãezinhos macios, deixe esfriar e conserve em saco plástico, bem fechado por até 3 dias.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES