top of page
  • @vitorcorrea13

Suflê de Frango


Você já preparou suflê alguma vez na sua vida? Ainda não? Então você não sabe o que está perdendo! Pois suflê é vida!


Nunca vou esquecer a emoção que eu senti quando preparei meu primeiro suflê! Eu recém havia comprado o livro Cozinha Prática da Rita Lobo e estava na vibe de testar TODAS as receitas. Sim, eu estava testando TODAS as receitas do livro. Na realidade, só não testei uma daquele livro: o peixe acqua plaza, mas ainda irei preparar!


Voltando à história, quando eu li a receita do suflê no livro me bateu o siricutico e eu não sosseguei enquanto não preparei. Até que, finalmente, fiz! E ficou lindo! Fiz até vídeo tamanha a emoção do momento. Pena que durou alguns segundos, pois, pra quem não sabe, o suflê murcha pouco tempo após sair do forno. Mesmo assim foi só emoção!


E toda vez que eu preparo esta receita, sinto a mesma sensação! Acho que, talvez, seja o prato mais gourmetizado que eu sei preparar! hahahahaha


E se até eu consigo preparar, você também irá conseguir!


Ingredientes

1/2 peito de frango desossado sem pele 2 xícaras (chá) de água 4 ovos 1/2 xícara (chá) de leite 1/4 de xícara (chá) de vinho branco 1/2 xícara (chá) de queijo gruyère ralado (cerca de 50 g) 1/2 cebola 1 dente de alho 2 colheres (sopa) de manteiga 2 ramos de tomilho 1 colher (chá) de sal noz-moscada ralada na hora a gosto manteiga e fubá para untar e polvilhar os ramequins

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). 2. Numa tábua, descasque e pique fino a cebola e o alho. Um ovo de cada vez, separe a claras das gemas. Transfira a gema para outro recipiente e a clara para a tigela da batedeira. Repita com o restante dos ovos - assim, se um ovo estiver estragado você não perde toda a receita. 3. Corte o peito de frango em quatro pedaços, transfira para a panela de pressão e cubra com a água. Feche a panela e leve ao fogo médio. Quando apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 4 minutos. Antes de abrir a panela, deixe toda a pressão sair (se quiser acelerar o processo, levante a válvula com cuidado usando um garfo - mas saiba que isso pode diminuir o tempo de vida da panela). Transfira os pedaços de frango para uma travessa e desfie utilizando dois garfos. 4. Numa panela, leve a manteiga para aquecer em fogo médio. Quando derreter, acrescente a cebola e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o alho e mexa por mais 1 minuto. 5. Acrescente o frango, tempere com o sal e as folhas de tomilho e misture. Junte o vinho e o leite, e mexa apenas para misturar. Tempere com a noz-moscada a gosto. 6. Abaixe o fogo e junte as gemas, aos poucos, sem parar de mexer - cuidado para que elas não cozinhem! Continue mexendo por cerca de 2 minutos, até que a mistura engrosse - ela deve ficar com aparência de mingau. Adicione o queijo e mexa apenas para misturar. Transfira para uma tigela grande para esfriar mais rápido. 7. Enquanto isso, com um pincel (ou papel-toalha), unte com manteiga a lateral interna de três ramequins individuais (ou outra tigelinha refratária de borda alta) e polvilhe com fubá - a receita é para duas pessoas, mas sobra um chorinho de massa para quem quiser repetir. Se preferir, use apenas um refratário grande de borda alta. 8. Na batedeira, bata as claras em neve. Atenção para o ponto: se as claras ficarem muito firmes, o suflê vai ressecar. Comece batendo em velocidade baixa e, quando espumar, aumente para média. Assim que as bolhas de ar próximas da parede da tigela sumirem e as claras ficarem marcadas pelo batedor, está pronto. 9. Com uma espátula, junte 1/3 das claras batidas ao creme de frango e misture bem. Adicione o restante das claras, fazendo movimentos circulares, de baixo pra cima, delicadamente. 10. Preencha o ramequim com a massa de suflê até escorrer. Nivele passando uma faca (com o corte para cima) para retirar o excesso. Passe a ponta do dedo polegar por toda a borda interna para retirar um pouquinho mais de massa - isso ajuda o suflê a crescer retinho. Repita com o outro ramequim e no terceiro coloque toda a massa que sobrar. 11. Transfira os ramequins para uma assadeira e leve para assar em forno preaquecido por 30 minutos ou até crescerem e dourarem. Sirva imediatamente.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES
bottom of page