• @vitorcorrea13

Cuscuz Marroquino acompanhado de Frango com Damasco


Você já comeu cuscuz marroquino? Não?! Meu amigo, você não sabe o que está perdendo! Ele é extremamente leve, prático e delicioso! Um verdadeiro coringa na cozinha! Com o acompanhamento certo, serve uma refeição e tanto!


A primeira vez que eu comi este cuscuz foi acompanhado da roseta de peixe. E quando comi, pensei: Como eu não havia feito antes? Sério, este é aquele tipo de receita que salva o dia. Precisa de poucos ingredientes, o preparo é facílimo e ainda leva ares de requinte à mesa!


Tá pensando que é brincadeira? Não é, não! Aqui o negócio é sério...


Esta receita da Rita Lobo é toda trabalhada no Oriente... E isso me faz lembrar que eu tenho um desejo enorme de conhecer mais sobre as culturas gastronômicas desta região... Quem sabe, em breve?! Bom, enquanto eu ainda não vou lá pessoalmente, fico treinando por aqui... E uma coisa eu garanto: esta receita vai fazer você viajar a cada garfada!!!


Para o Cuscuz

Ingredientes

1 xícara (chá) de cuscuz marroquino 6 unidades de damasco seco 1 colher (sopa) de azeite 1 colher (chá) de sal 1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo

1. Numa panelinha, leve um pouco de água ao fogo alto. Enquanto isso, pique os damascos e os coloque numa tigela com o cuscuz marroquino e misture o sal. 2. Quando a água ferver, meça 1 xícara (chá) e regue sobre o cuscuz. Misture o azeite rapidamente e tampe a tigela com um prato. Depois de 5 minutos (ou o tempo indicado na embalagem) solte o cuscuz com um garfo. Está pronto para servir.

Para o Frango com Damasco

Ingredientes

10 coxas de frango com pele 2/3 de xícara (chá) de geleia de damasco 3 cebolas pequenas 1 colher (chá) de páprica doce 1 colher (chá) de gengibre em pó 12 damascos secos 1 xícara (chá) de água 1/2 xícara (chá) de vinho branco 1 colher (sopa) de azeite sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Numa tigela, misture a geleia com a páprica e o gengibre e tempere com um pouco de sal. 2. Lave, seque e retire o excesso de gordura e de pele das coxas de frango. Num refratário, disponha as coxas de frango e espalhe a geleia inclusive embaixo da pele. 3. Numa tábua, descasque e corte as cebolas em quatro partes. Disponha entre as coxas de frango e regue cada pedaço de cebola com um pouquinho de azeite. 4. No refratário, junte os damascos, regue com a água e o vinho e tempere com sal e pimenta-do-reino. Leve ao forno para assar por 20 minutos. Após esse tempo, abaixe a temperatura para 180ºC (temperatura média) e deixe assar por mais 40 minutos, até que as coxas estejam bem douradas e cozidas. Na hora de servir, regue com o molhinho que se formou no refratário.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES