• @vitorcorrea13

Clafoutis Salgado de Tomate e Abobrinha

A versão clássica de Clafoutis é doce. Mas nesta receita aqui a apresentadora Rita Lobo conseguiu unir o útil ao agradável: fez um prato completo, muito saboroso e extremamente saudável.


O recheio desta torta é feito com ingredientes do nosso dia a dia: abobrinha e tomates. Dentre os condimentos, a noz moscada é responsável por garantir aquele plus no sabor... Fica incrível! Só fazendo e experimentando para entender o que eu estou falando!


Esta receita é tão versátil que pode ser feita para o almoço, para o lanche da tarde e, até, para o jantar. Se você quiser incrementar, pode acrescentar uma proteína como, por exemplo, pedaços de frango desfiado. Mas isso fica a critério de cada um. Ao meu ver, a receita é completa assim mesmo!


Eu já preparei esta receita algumas vezes... Inclusive, fiz com o acompanhamento sugerido pela Rita: o molho de azeitonas... Pra vocês terem noção do quão gostoso fica, até a minha amiga Grazi (que ODEIA azeitona) comeu a Clafoutis com o molho de azeitona e REPETIU! Fica espetacular, minha gente! Vocês não sabem o que estão perdendo!

Ingredientes

2 abobrinhas pequenas 200 g de queijo minas (frescal) em peça 1 1/2 xícara (chá) de tomates-cereja (cerca de 200 g) 4 ovos 1 xícara (chá) de leite 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (chá) de azeite 1 1/2 colher (chá) de sal noz-moscada ralada na hora a gosto pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça forno a 180 ºC (temperatura média). Separe um refratário redondo com cerca de 30 cm de diâmetro. 2. Lave e seque os tomates-cereja e as abobrinhas. Descarte as pontas e corte as abobrinhas em meias-luas. Com a ponta de uma faquinha para legumes faça um corte em X na base de cada tomate. Esprema delicadamente cada um para extrair o líquido e as sementes. 3. Corte o queijo minas em cubinhos de cerca de 1 cm. Reserve. 4. Leve ao fogo médio uma frigideira, de preferência antiaderente, para aquecer. Regue com ½ colher (chá) de azeite e acrescente metade das abobrinhas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira as abobrinhas douradas para um prato, regue a frigideira com o restante do azeite e repita com a outra metade. 5. Numa tigela, quebre um ovo de cada vez e transfira para outra tigela maior - se um estiver estragado você não perde toda a receita. Acrescente a farinha aos poucos, misturando bem com o batedor de arame até ficar liso. Adicione o leite e tempere com o sal, pimenta e noz-moscada. Misture bem. 6. Distribua os tomates-cereja, as fatias de abobrinha e os cubos de queijo no fundo do refratário. Cubra delicadamente com a mistura de ovos, leite e farinha. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 35 minutos até estufar e dourar.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.