top of page
  • @vitorcorrea13

Rolinho de Acelga


Esse rolinho de acelga é um petisco extremamente saboroso, nutritivo e ideal para aquele Happy Hour com a turma.


Nesta receita Panelinha, a acelga passa por um processo de cozimento responsável por deixar as folhas maleáveis, mas, ainda assim, com uma certa crocância. A cenoura, o pepino e a hortelã complementam o sabor da carne e elevam esse petisco a outro patamar. A camada extra de sabor fica por conta do molho de pasta de amendoim o qual, por sua vez, traz o toque oriental ao prato.


Certa vez substitui a carne de gado por carne de suíno com um pouco de óleo de gergelim. Ficou maravilhoso. Pretendo testar com frango e, assim que o fizer, postarei aqui para contar como ficou.


Particularmente, eu amei esse prato. É super prático, leve e pode ser preparado com antecedência.

PARA OS ROLINHOS

Ingredientes

4 folhas de acelga 1 bife de miolo de alcatra (cerca de 100 g) 1/2 cenoura 1/2 pepino japonês 8 folhas de hortelã 1 colher (chá) de azeite sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Corte o bife em tiras de cerca de 5 cm x 2 cm. 2. Leve uma frigideira para aquecer em fogo médio. Regue com o azeite e adicione as tiras de carne. Vire com uma pinça para dourar por igual e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Transfira para um prato e deixe em temperatura ambiente para esfriar - a carne não pode estar quente na hora de montar os rolinhos. 3. Lave as folhas de acelga. Coloque água numa frigideira com bordas altas e leve ao fogo alto. Assim que a água ferver, mergulhe as folhas e deixe cozinhar por apenas 2 minutos, até amolecer. 4. Transfira as folhas de acelga para uma peneira e passe na água fria para interromper o cozimento - assim elas ficam macias para enrolar, mas ainda crocantes. Deixe escorrer bem a água por alguns minutos. 5. Enquanto isso, prepare os legumes: lave e seque a cenoura, o pepino e as folhas de hortelã; descasque a cenoura e, com um fatiador de legumes, faça tirinhas finas de cerca de 5 cm de comprimento - as tiras não podem ser muito longas para caber nas trouxinhas; mantenha a casca e faça tiras finas do pepino, até chegar na semente. Se preferir, fatie os legumes com a faca, mas lembre-se de descartar as sementes do pepino. 6. Sobre uma tábua, coloque uma folha de acelga bem aberta. Corte o talo, próximo da base da folha. Coloque uma porção de carne, de cenoura e de pepino, deixando cerca de 2 cm da base da folha livre para enrolar. Cubra com duas folhas de hortelã e enrole a ponta sobre o recheio. Dobre as laterais da folha para dentro e continue enrolando até o fim. 7. Repita com as outras folhas. Sirva os rolinhos a seguir com o molho de amendoim. Se preferir, prepare com antecedência e deixe na geladeira até a hora de servir.


PARA O MOLHO

Ingredientes

2 colheres (sopa) de pasta de amendoim sem açúcar 2 colheres (sopa) de caldo de limão taiti 2 colheres (sopa) de shoyu

Modo de Preparo

Numa tigela, junte a pasta de amendoim, o caldo de limão e o molho shoyu. Misture bem com um batedor de arame pequeno (ou com um garfo) até ficar liso.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES
bottom of page