• @vitorcorrea13

Picadinho Oriental


Quer praticidade maior que cozinhar utilizando uma única panela? Esse picadinho oriental em uma panela só é uma das receitas da série da Rita Lobo e todo mundo merece experimentar essa delícia pelo menos uma vez na vida.


Um prato verdadeiramente prático para ser preparado em qualquer dia da semana que super combina com um arroz branco ou com macarrão. Sabe até com o que eu já comi esse picadinho? Com pão! Fiz um senhor sanduíche e o resultado não poderia ter ficado melhor! Só acrescentei um queijinho e nhummy nhummy...


Um toque super legal no preparo desta receita é a utilização de cogumelos frescos! Gente, minha vida mudou depois que eu passei a utilizar os bichinhos frescos. Outro gosto! Mas se você não tiver acesso ao cogumelo fresco, vá de cogumelo em conserva mesmo. Mas, quando tiver oportunidade, experimente o fresco. É uma experiência bem interessante!


Essa receita é tão versátil que você pode substituir o contra filé por carne de frango. Fica igualmente maravilhoso!


Mas me conta, tá esperando o quê para preparar essa delícia???

Ingredientes

500 g de contra-filé em bifes 1 abobrinha 1 pimentão vermelho 200 g de cogumelos-de-paris 1 pimenta dedo-de-moça 1 cebola roxa 3 dentes de alho 1 pedaço de gengibre (cerca de 2 cm) 4 talos de cebolinha 1/2 xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele 1 colher (sopa) de vinagre de arroz 1/2 xícara (chá) de molho de soja (shoyu) 2 colheres (sopa) de amido de milho 1/2 xícara (chá) de água 2 colheres (sopa) de óleo 1 colher (sopa) de óleo de gergelim torrado (opcional)

Modo de Preparo

1. Corte a carne em tiras finas e transfira para uma tigela. Não volte para a geladeira: ela precisa estar em temperatura ambiente para não esfriar o fundo da panela na hora de cozinhar. 2. Lave e seque a abobrinha, o pimentão, a cebolinha e a pimenta dedo-de-moça. Corte a abobrinha ao meio, no sentido do comprimento, retire as pontas e fatie em meias-luas (não muito finas). Descarte as sementes e corte o pimentão em quadrados médios. Fatie fininho os talos de cebolinha. Corte a pimenta ao meio, no sentido do comprimento, e fatie fino cada uma das metades. 3. Corte cada cogumelo em 3 fatias - se forem muito grandes corte em 4. Num pilão, soque o amendoim até formar uma farofa grossa. Reserve. 4. Descasque a cebola, o dente de alho e o gengibre. Corte a cebola em cubos médios e o alho, em tiras finas. Se não tiver um ralador para gengibre, pique bem fininho. 5. Leve ao fogo médio uma panela wok (ou uma frigideira grande). Enquanto isso, numa tigelinha, coloque a água e misture o amido de milho até dissolver. 6. Quando a frigideira estiver quente, regue com 1 colher (sopa) de óleo, junte as tirinhas de carne e deixe dourar por 2 minutos. Só mexa quando descolar da panela. 7. Afaste as tiras de carne para as laterais da panela e regue o centro com o óleo restante. Refogue os cubos de cebola e pimentão por mais 2 minutos, sem misturar a carne. 8. Junte o alho, o gengibre, a pimenta e misture, inclusive com a carne. Refogue por mais 1 minuto. 9. Agora é a vez da abobrinha e do cogumelo: junte, misture bem e deixe cozinhar por 2 minutos, até dar uma leve bronzeada - a ideia é que fiquem bem crocantes. 10. Regue com o shoyu e misture bem. Em seguida, junte o vinagre e o amido dissolvido em água. Mexa bem até formar um molho grosso, por 2 minutos. Desligue o fogo, acrescente o óleo de gergelim e misture. Salpique o picadinho com o amendoim e as fatias de cebolinha. Sirva a seguir com arroz branco.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES