top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Cremoso de Chocolate


Chocolate é assunto sério pra gente aqui do Menu do Chef. É por isso que ele sempre é e será tratado com o devido respeito que ele merece. Seja um simples brigadeiro ou uma cobertura de ganache com perfume de laranjas, a nossa iguaria favorita vai aparecer com uma certa frequência por aqui...


Este bolo, em especial, também foi uma das receitas selecionadas pela Rita Lobo para uma das etapas do desafio Panelinha 2015. É claro que eu a fiz inúmeras vezes, de todos os jeitos possíveis. A receita é tão boa, mas tão boa, que foi uma das sobremesas da minha Ceia de Natal do ano passado. Lá, eu servi esse bolo acompanhado de sorvete de creme (ter um pote de sorvete de creme no congelador é outra dica muito legal que eu aprendi com a Rita. O difícil é deixar ele lá quietinho esperando para ser devorado).


Uma dica super importante no preparo deste bolo é tomar cuidado na hora de forrar a forma com o papel vegetal. Se ele ficar enrugado, além do bolo ficar esteticamente comprometido, você vai passar um pouco de trabalho para removê-lo. Se você quiser acrescentar uma camada extra de sabor, experimente misturar, antes de levar ao forno, algumas amêndoas trituradas grosseiramente. Neste preparo, o bolo vai ficar com textura bem similar a um brownie. Se você quiser incrementar ainda mais, leve três colheres de creme de leite fresco com uma de chocolate em pó ao fogo médio até engrossar e regue sobre a fatia de bolo na hora de servir.


Se quiser fazer um charminho, você pode polvilhar chocolate em pó por cima do bolo, porém tome cuidado para não colocar muito, pois a pessoa que for comer pode aspirar o pó e aí não vai ser nada legal. Falo isso por experiência própria. hahahaha. A receita original diz para deixar na geladeira por, pelo menos, 1 hora. Eu, particularmente, prefiro deixar a sobremesa pronta com certa antecedência e retiro da geladeira 30 minutos antes de servir.


No geral, é um bolo pra lá de básico mas que vai conquistar a todos pela riqueza de seu sabor!

Ingredientes

200 g de chocolate amargo 200 g de manteiga 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro 5 ovos 1/3 de xícara (chá) de amido de milho

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). 2. Unte com manteiga uma assadeira redonda de 24 cm de diâmetro com fundo removível. Corte um quadrado de papel manteiga grande o suficiente para cobrir o fundo e sobrar. Feche o aro e dobre a sobra de papel para baixo - este método evita que massas líquidas escorram pelo encaixe. Corte também uma tira de 80 cm x 12 cm e forre a parede da fôrma. Espalhe uma camada fina de manteiga sobre o papel. 3. Numa tábua, pique o chocolate e corte a manteiga em cubos. Transfira para uma tigela refratária grande. 4. Derreta a manteiga com o chocolate em banho-maria: leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio; quando ferver, desligue e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga (a água não deve encostar no fundo da tigela pois o vapor é suficiente para derreter os ingredientes). 5. Retire a tigela do banho-maria. Acrescente o açúcar e misture delicadamente com uma espátula. 6. Quebre um ovo de cada vez numa tigelinha e transfira para outro recipiente - se um deles estiver estragado você não perde toda a receita. Com um garfo misture as gemas com as claras, sem bater. 7. Em seguida, junte os ovos à massa de chocolate. Misture delicadamente com a espátula, com cuidado para não formar bolhas - esse é o segredo para o bolo ficar denso e bem cremoso. 8. Por último, peneire o amido sobre a massa e misture até ela ficar lisa. 9. Transfira para a fôrma preparada e leve ao forno preaquecido. Deixe assar por 20 minutos - o interior deve ficar úmido e sai do forno com cara de que ainda não está todo assado. Deixe esfriar por 20 minutos, cubra com filme e leve à geladeira por 1 hora para firmar antes de servir.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES
bottom of page