top of page
  • @vitorcorrea13

Risoto de Ervilha com Hortelã

Quem aqui já comeu risoto de panela de pressão? Depois que eu aprendi essa técnica, meus amigos, tudo mudou! Não que eu tenha deixado de lado o modo de preparo tradicional, mas, devido à nova técnica, comer um risotinho no meio da semana se tornou ainda mais fácil.


Esse é aquele tipo de receita que precisa ser passada para a frente, pois é de utilidade pública. Todo mundo merece saber preparar uma boa refeição utilizando ingredientes do dia a dia.


Aqui, a sugestão é um pouco fora do trivial: ervilhas com hortelã. É bem provável que muitos não gostem da mistura de sabores, mas quem gostar não vai apenas gostar, vai se apaixonar! O sabor encorpado da ervilha mistura-se à leveza da hortelã e garantem uma personalidade incrível ao prato.


Mas você não precisa se prender a esses sabores. A base do risoto acaba sendo a mesma, então utilize o que tiver na sua geladeira e crie um sabor todo original.


PARA O RISOTO

Ingredientes

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo 1 l de água 1/2 xícara (chá) de vinho branco 1 cebola 1 cenoura 1 talo de salsão 3 folhas pequenas de louro 3 cravos-da-índia 2 colheres (sopa) de azeite sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

Modo de Preparo

1. Numa tábua, corte a cebola ao meio, no sentido do comprimento, sem descascar. Retire a casca de uma das metades e pique fino. Sem descascar a outra metade, espete os cravos-da-índia. 2. Lave, descasque e corte a cenoura em 3 partes. Lave também o talo de salsão, mantendo as folhas. Corte em 2 partes. 3. Na panela de pressão com capacidade para 4,5 litros, aqueça o azeite em fogo baixo. Junte a cebola picada fino e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa sempre. 4. Quando a cebola murchar e ficar transparente, junte o arroz e misture bem. 5. Regue com o vinho branco e mexa até secar. 6. Junte a água, a cenoura, o salsão, a cebola cravejada, o louro e tempere novamente com sal e pimenta-do-reino. Tampe a panela e aumente o fogo para alto. 7. Assim que começar a sair vapor pela válvula, conte 3 minutos. Desligue imediatamente. Com um garfo, levante a válvula para retirar a pressão. 8. Leve uma panelinha com 1 xícara de água ao fogo alto.

PARA A FINALIZAÇÃO

Ingredientes

1 xícara (chá) de ervilhas congeladas 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado 2 colheres (sopa) de manteiga 20 folhas de hortelã

Modo de Preparo

1. Assim que o vapor sair completamente, abra a tampa e pesque a cenoura, o salsão, a cebola cravejada, o louro e descarte. 2. Junte as ervilhas congeladas e volte a panela ao fogo alto. Mexa vigorosamente e, caso o risoto comece a secar, junte um pouco de água fervente e continue mexendo. Verifique o ponto do arroz: ele deve estar cremoso, mas com os grãos ainda resistentes à mordida. Se já estiver al dente, desligue o fogo e acrescente a manteiga, o queijo parmesão e a metade das folhas de hortelã. Misture bem e sirva imediatamente, salpicando mais folhas de hortelã no prato.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES
bottom of page