• @vitorcorrea13

Bananas Carameladas com Merengue


Yessss, we have B-A-N-A-N-A-S!!! E elas são carameladas e acompanhadas de um delicioso merengue com raspas de limão siciliano... HummMMmm... Que delícia de sobremesa!!!


A comidinha favorita dos minions é super versátil dentro do mundo da culinária e, dependendo do tipo, pode ser utilizada até no preparo de pratos salgados como, por exemplo, um nhoque. Isso mesmo que você ouviu! Nhoque!!! No risoto, a banana também cede seu sabor para complementar o do camarão e do açafrão... Fica um verdadeiro espetáculo!


E aqui nesta receita da Rita Lobo a banana fica com uma camada fina e crocante devido ao açúcar derretido. A nossa sugestão é acrescentar uma colherada de merengue, mas, se você tiver sorvete de creme em casa, uma bola não cairia nada mal!


As gemas que sobrarem na preparação você pode utilizar no preparo de um Creme Inglês ou no preparo de Creme Brulée.


A receita é super simples e não leva nem 15 minutos. Então, se bater aquela vontade de comer um docinho, corre na cozinha e prepara essa delícia, bem! Perde tempo não!

PARA O MERENGUE

Ingredientes

3 ovos 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de Preparo

1. Leve uma panela pequena com água ao fogo médio - ela servirá de base para o banho-maria. 2. Numa tigelinha, quebre um ovo e deixe escorrer apenas a clara, utilizando a casca para separar a gema. Transfira a clara para uma tigela de vidro (ou inox) e descarte a gema. Repita com os outros ovos - se um deles não estiver bom, você não perde toda a receita. 3. Junte o açúcar às claras, encaixe a tigela na panela e mexa com um batedor de arame, por cerca de 4 minutos, até ficar liso - cuidado para não cozinhar as claras. Para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar. Você pode também fazer este procedimento direto na panela sem o banho-maria, é mais rápido, mas o risco das claras cozinharem é maior. 4. Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, ou até esfriar e formar um merengue firme.


PARA AS BANANAS

Ingredientes

4 bananas-nanicas maduras 4 colheres (chá) de açúcar manteiga para untar a frigideira raspas de 1 limão siciliano

Modo de Preparo

1. Lave e seque as bananas com a casca. Com uma faca afiada, divida cada banana ao meio, no sentido do comprimento, mantendo a casca. 2. Leve uma frigideira (de preferência antiaderente) ao fogo alto. Quando aquecer, com uma folha de papel toalha, unte com um pouco de manteiga (repita essa operação antes do preparo de cada banana). 3. Polvilhe o lado da polpa de cada banana com ½ colher (chá) de açúcar e transfira para a frigideira com a polpa voltada para baixo. Deixe cozinhar por cerca de 4 minutos, até ficar dourada - pressione delicadamente com uma espátula para ficar uniforme. Transfira para uma travessa e repita esse processo com todas as bananas (se sua frigideira for grande o bastante, faça mais do que uma banana por vez). 4. Sirva as bananas quentes com o merengue e decore com raspas de limão siciliano.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES