top of page
  • @vitorcorrea13

Talharim à Parisiense


Macarrão é um dos meus pratos favoritos. Apesar de eu preferir massa acompanhada de molho vermelho, esta receita com molho branco não deixa nada a desejar e, muito pelo contrário, surpreende pela perfeita combinação de sabores e texturas!


A massa que eu utilizei na preparação do prato na foto acima era caseira (eu já expliquei como fazer nesse post aqui), mas, na receita descrita abaixo, eu coloquei o passo a passo utilizando o bom e velho talharim comprado no supermercado. Como nem sempre temos tempo para prepararmos a nossa própria massa caseira, por vezes nos vemos obrigados a usufruir dos benefícios da vida moderna ao utilizarmos massas industrializadas. Existem uma variada gama de marcas no mercado. Eu tenho a minha favorita e não a troco por nada!


Apesar de simples, o preparo do molho branco tem alguns segredinhos... Muito cuidado com a temperatura do fogão, pois, se a farinha ficar um pouquinho mais escura, o gosto já vai ficar diferente. Outra dica que eu dou, ainda quanto ao preparo do molho branco, é tirar a panela do fogo no momento em que você for acrescentar o leite.


No mais, a receita é simples e prática. Se não tiver o presunto em casa, coloque apenas as ervilhas. Se quiser acrescentar umas folhinhas de hortelã também fica divino! Use a criatividade! Liberte-se na cozinha!

Para o Molho Branco

Ingredientes

350 mL de leite gelado 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de manteiga 1 pitada de noz-moscada sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo

1. Leve uma panela grande ao fogo médio, derreta a manteiga, junte a farinha e mexa vigorosamente com a colher de pau, por cerca de 2 minutos. 2. Em seguida, adicione o leite gelado de uma vez e, com a ajuda de um batedor de arame, misture bem, até levantar fervura. 3. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. No fim, tempere generosamente com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino moída na hora. Caso o molho empelotar, bata no liquidificador e volte à panela. Reserve.

Para o Refogado

Ingredientes

200g de Presunto em Cubos

100 g de Ervilhas Congeladas

1/2 Cebola picada

Sal a gosto

1 colher de chá de azeite

Modo de Preparo

1 - Deposite as ervilhas congeladas num escorredor de metal e lave em água corrente. Espere remover toda a água e reserve. Fatie o presunto em cubinhos e descasque e pique a cebola em cubinhos bem pequenos e uniformes. Reserve.


2 - Leve uma frigideira ao fogo médio e, quando aquecer, regue o azeite, acrescente a cebola, o sal e mexa por 2 minutos.


3 - Acrescente, então, os cubinhos de presunto e refogue, mexendo sempre, por 3 minutos. Junte as ervilhas e deixe cozinhar por mais 2 minutos.


4 - Incorpore o refogado ao molho branco reservado e deixe aquecer por 3 minutos. Acerte o sal.


Para a Massa

Ingredientes

5 ninhos de Talharim

1L de água

1 colher de sopa de sal


Modo de Preparo

1 - Leve uma panela grande ao fogo alto e acrescente a água. Quando começar a ferver, acrescente o sal, o macarrão e mexa até que os ninhos se desprendam.


2 - Espere em torno de 8 a 10 minutos para ver a textura da massa. Para saber se a massa está no ponto , corte um fio e observe se ainda é possível ver um ponto branco no meio. Está pronta quando ela estiver de uma cor só.


3 - Escorra toda a água e, assim que o macarrão não estiver mais pingando, deposite o macarrão sobre o molho reservado e incorpore até que toda a massa esteja envolvida pelo molho. Sirva imediatamente com queijo ralado por cima.


POSTS RECENTES
bottom of page