top of page
  • @vitorcorrea13

Rabanadas com Canela e Sorvete de Creme


Tem pão adormecido em casa? Então, rabanada nele, galere!!!! A ordem aqui é aproveitar ao máximo tudo que tiver em casa, porém sempre com uma carinha nova (porque não tem nada mais sem graça que comer comida requentada ou com aquela cara de "já te comi antes").


E essa receita aqui, apesar de remeter a datas comemorativas como o Natal, por exemplo, pode ser feita em qualquer dia da semana seja no café da manhã, no lanche da tarde ou após o almoço de domingo em família. Acompanhado de bolas de sorvete de creme e polvilhada com açúcar e canela, huuuuummMMmmm. Já estou quase infartando aqui de tanto desejo!!!


Lembro-me que a minha avó materna, Dona Bernardina, adorava preparar esse prato. É uma das poucas lembranças que eu tenho dela. Depois que a vó faleceu, esse prato meio que se perdeu a nunca mais fizemos lá em casa. Ressucitei a dita receita ao acompanhar um episódio do Cozinha Prática da Rita Lobo e, desde então, não parei mais de preparar.


Acredito que com você também será assim, pois é uma receita extremamente simples e deliciosa! O pão fica com uma crosta bem fininha por fora e o interior fica macio como se o pão tivesse acabado de sair do forno. Você nem sequer irá lembrar que essa delícia era aquele pãozinho mixuruca que estava aos prantos quase indo fora.


Uma dica que eu gosto de fazer é substituir o açúcar por leite condesado. Meu amigo, minha amiga, você não sabe como fica espetacular! A vontade de comer essa maravilha é tanta que, assim que eu terminar de escrever esse post irei lá na cozinha preparar uma travessa dessa delícia para comer acompanhada da minha boa e velha xícara de café.


Ingredientes

5 pães franceses amanhecidos 2 xícaras (chá) de leite 2 colheres (sopa) de açúcar 2 colheres (chá) de extrato de baunilha (ou essência) 3 ovos manteiga para untar a frigideira açúcar de confeiteiro e canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo

1. Na diagonal, corte cada pão em 4 fatias grossas. 2. Num prato fundo, misture a metade do leite, do açúcar e da baunilha. 3. Para verificar se os ovos estão bons, quebre numa tigelinha e transfira para outro prato fundo. Com um garfo, bata os ovos apenas para misturar. 4. Leve ao fogo médio uma frigideira grande. 5. Enquanto ela aquece, com as mãos, passe uma fatia de pão no leite e, em seguida, nos ovos batidos. Antes colocar na frigideira, junte 1 colher (chá) de manteiga e gire para untar o fundo. Assim que a manteiga derreter, levante a fatia para escorrer bem o ovo e doure cada lado por cerca de 2 minutos. 6. Enquanto a primeira fatia está na frigideira, prepare as seguintes. Coloque quantas fatias couberem de uma só vez, sem que uma encoste na outra. Pressione levemente com uma espátula, para garantir uma capinha crocante por fora. Quando o leite terminar, complete com o restante. A cada 3 fatias, coloque mais um pouquinho de manteiga. 7. Desligue o fogo e, para manter as rabanadas aquecidas, volte as fatias prontas para a frigideira. Apoie uma na outra, formando uma escama. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e canela em pó. Se for para sobremesa, sirva com sorvete de creme.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES
bottom of page