• @vitorcorrea13

Bolo de Cenoura

Eu ouvi falar cenoura? É isso mesmo? hahahaha Gente do céu, agora que eu estou lendo com mais frequência os posts já encontrei uns quatro bolos favoritos, mas é sério, este aqui é o melhor de todos!

Este bolo aqui é tão gostoso que dispensa a cobertura de chocolate. É claro que você pode colocar, mas o sabor dele é tão especial e intenso que, pra mim, o chocolate acaba querendo ofuscar a estrela do show.

Desde a minha mais remota memória nos jardins de infância da vida, lembro que a Tia Glória, a merendeira da creche que eu frequentava, sempre que tinha bolo de cenoura no lanche, guardava duas fatias para mim. Sim, eu era bem popotico. Hahahaha. E esse bolo é assim, cheio de nostalgia. Por mais que ele não seja o bolo preparado pela Tia Glória, ele também me faz querer comer duas fatias. Ou mais.

Uma dica bem legal para as férias, quando a criançada estiver toda em casa, é reduzir a receita à metade e colocar em forminhas individuais de cupcake. Aí, quando os bolinhos estiverem prontos para ser servidos, você reúne a galerinha na mesa e cada um confeita o seu bolinho. Você pode fazer um brigadeiro, uma ganache e até mesmo cocada mole. Sério, essa é a melhor combinação!

Você PRECISA experimentar essa delícia! Vai lá, testa e depois me conta o que achou!

PARA A MASSA

Ingredientes

3 cenouras 4 ovos 1 xícara (chá) de óleo de canola, milho ou girassol 1 1/2 xícara (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 1 pitada de sal manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda de 23 cm de diâmetro e 7 cm de altura com manteiga usando um papel toalha. Polvilhe com farinha de trigo e, sobre a pia, chacoalhe para tirar o excesso. 2. Coloque a farinha, o sal e o fermento em uma tigela, passando pela peneira. Misture delicadamente e reserve. 3. Lave as cenouras e, com um descascador de legumes ou faquinha, descasque. Descarte a extremidade superior (onde fica a rama) e corte as cenouras em rodelas. 4. Quebre os ovos um a um, em uma tigela (para verificar se estão bons) e transfira para o copo do liquidificador. Junte as cenouras, o óleo e o açúcar e bata até formar uma mistura homogênea (cerca de 5 minutos). 5. Junte a mistura do liquidificador à tigela com a farinha, o fermento e o sal. Com um batedor de arame, misture delicadamente até ficar liso e homogêneo. 6. Transfira a massa para a assadeira e leve ao forno preaquecido por cerca de 50 minutos. Para saber se o bolo está bom, espete um palito na massa: se sair limpo é sinal de que o bolo está assado e pode ser retirado do forno. Caso contrário, deixe por mais alguns minutos até que asse completamente. Deixe esfriar por 15 minutos antes de desenformar.

Opcional*

PARA A CALDA

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de chocolate em pó 1/3 de xícara (chá) de açúcar 1 colher (sopa) de manteiga 1/3 de xícara (chá) de água

Modo de Preparo

1. Numa panela pequena junte o chocolate, o açúcar, a manteiga e a água. Leve ao fogo médio mexendo sempre com um batedor de arame. 2. Quando começar a ferver, cozinhe por cerca de 4 minutos, sem parar de mexer. Assim que a calda começar a desgrudar do fundo da panela é sinal de que está pronta. 3. Regue a calda quente sobre o bolo já frio e desenformado e deixe esfriar. Sirva a seguir.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)
POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.