• @vitorcorrea13

Polenta mole com Shimeji na manteiga


Levanta a mão quem também é polenteiro!!!! Sim, eu amo polenta seja ela quente, fria, frita, grelhada... Vixi, são tantas as possibilidades de preparo que a gente até perde as contas... Mas essa versão aqui é pra lá de especial, pois é preparada na panela de pressão e, meu amigo, pra quem sabe o quanto demora cozinhar uma polenta no "braço", esse truque é fundamental!


Essa receita é toda especial porque o caldo utilizado no preparo é caseiro e sem conservantes (Eu vou te ensinar a preparar ele num outro post). Ela fica mais molinha e é ideal para comer de colher. Se você quiser, logo após abrir a panela de pressão, rale um pouco de queijo e misture. Fica sensacional!!!!! Polenta mole, geralmente, é feita doce. Essa versão, segundo a minha mãe, é chamada de Angu. É um assunto que rende uma longa conversa... Mas o gosto é, digamos, no mínimo, diferente!




Como acompanhamento dessa polenta mole, eu estou sugerindo shimejis salteados na manteiga com redução de molho de soja, mas você pode utilizar o que tiver em casa para a preparação. Ragu de carne, carne moída ensopada, uma bela fatia de queijo da colônia ou simplesmente molho de tomate. Enfim, são inúmeras as possibilidades de combinações e você deve utilizar aquela que mais lhe agradar. Só estou sugerindo este acompanhamento, pois estou com muito desejo de comer um prato quente de um restaurante oriental que é a base de shimeji e o gosto fica igual! Super recomendo!


Se você gosta de polenta com a consistência um pouco mais firme, acrescente mais 100g de farinha de fubá. O resultado também fica muito delicioso.


Então me diz aí, como você prefere a polenta?



Para a polenta

Ingredientes

1 L de caldo de legumes caseiro

250 g de fubá

1 colher de sopa de manteiga

3 colheres de sopa de azeite

sal e pimenta à gosto

Modo de Preparo

1 - Numa panela de pressão, coloque 600 mL do caldo de legumes e leve ao fogo médio, sem a tampa, até levantar fervura.

2 - Enquanto espera o caldo ferver, dilua a farinha de fubá nos 400 mL de caldo caseiro restante. Quando o caldo começar a ferver, acrescente o fubá diluído, a manteiga, o azeite, e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Mexa até a mistura ficar dissolvida.

3 - Feche a panela de pressão e, após começar a apitar, baixe o fogo e conte 20 minutos. Espere todo o vapor sair, abra a panela e sirva em porções individuais em bowls ou pequenas tigelas.

Para o Shimeji

Ingredientes

200 g de Cogumelo Shimeji

1 colher de sopa de manteiga

1 colher de chá de açúcar

2 colheres de sopa de molho de soja

2 talos de cebolinha

Modo de Preparo

1 - Leve uma frigideira ao fogo médio, acrescente a manteiga e, assim que ela derreter, deposite o shimeji. Mexa por 3 minutos.

2 - Coloque o açúcar e molho de soja e mexa por 2 minutos. Esse tempo é suficiente para o molho reduzir. Desligue o fogo, deposite colheradas em cima da polenta e salpique a cebolinha.

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.