• @vitorcorrea13

Broinha de Mandioca com Coco


Você também é daqueles que mal come e já está pensando na próxima refeição? Eu entendo você, pois também sou assim! E essa receitinha aqui super tem a ver com o assunto porque ela fica pronta num piscar de olhos e praticidade é o nosso lema aqui no Menu do Chef.


Seja para o café da manhã, para a sobremesa ou para o lanche da tarde, essa broinha consegue suprir aquele desejo incontrolável de comer doce. Ela fica extremamente macia e úmida por dentro e. ao mesmo tempo, com uma crostinha por fora. Nhummy nhummy!


Como a receita é Panelinha, não tem erro! Mas uma dica super importante para o preparo desta iguaria é remover bem o excesso de água da mandioca. Isso garante que o bolinho fique sequinho na medida certa, sem perder a leveza que lhe é característica.


Para realizar essa receita, eu utilizei coco ralado In Natura, mas nada impede você de utilizar coco industrializado, desde que atente à quantidade de açúcar presente no mesmo. Esta receita rende 12 bolinhos e eu utilizei a minha guerreira forma de cupcake para assar. Basta untar com bastante manteiga em temperatura ambiente que está tudo ok! As minhas broinhas ficaram bem moreninhas, pois é assim que eu gosto, mas você pode controlar a coloração da mesma ao cuidar do forno...


Se você quiser agregar uma camada extra de sabor, faça uma caldinha de goiabada. É bem simples: leve uma panela ao fogo médio e junte uma fatia de goiabada, quatro colheres de sopa de água e uma rama de canela em pau. Mexa até que a goiabada esteja dissolvida. Remova a canela e deixe esfriar ou sirva quente sobre o bolinho. Isso fica espetacular!


E aí, já decidiu quando vai preparar? Tenho certeza de que você também vai amar!


Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de mandioca sem casca ralada grosso 2 ovos 3/4 xícara (chá) de açúcar 1/4 xícara (chá) de óleo 1 xícara (chá) de queijo meia-cura ralado fino (cerca de 70 g) 1 xícara (chá) de coco ralado seco (cerca de 100 g) manteiga em temperatura ambiente para untar farinha de trigo (ou amido de milho) para polvilhar

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). 2. Coloque a mandioca ralada numa tigela e cubra com ½ xícara (chá) de água. 3. Com um pedaço de papel-toalha, unte 12 forminhas de muffins com uma camada fina de manteiga. Polvilhe com farinha de trigo (ou amido de milho) e chacoalhe para espalhar. Bata sobre a pia para retirar o excesso. 4. Quebre um ovo por vez numa tigelinha e transfira para uma tigela grande - se um não estiver bom, você não perde toda a receita. Junte o açúcar e o óleo e misture bem com um batedor de arame, até ficar um creme liso. 5. Com as costas de uma colher, aperte a mandioca numa peneira para retirar a água. Junte a mandioca na mistura de ovos, acrescente o coco e o queijo ralado. Misture com a colher, apenas para incorporar os ingredientes - o resultado é uma massa mais líquida com pedaços de mandioca, queijo e coco. 6. Coloque a massa às colheradas nas forminhas preparadas, sem ultrapassar - do volume (o bolinho cresce). Não aperte a massa nas forminhas. Se a massa na tigela começar a se separar, misture antes de transferir para as forminhas. 7. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 30 minutos, até dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES