top of page
  • @vitorcorrea13

Pão Integral Express


Quemmmmm querrrrrr pão, quem quer pão, quem quer pão... Que tá quentinho... Bem gostosinho... Quero mais um! Hahahaha quem não cresceu no final dos anos 80 e início dos anos noventa não sabe a nostalgia que bate ao ouvir essa música! Bons tempos aqueles em que a minha única preocupação era escolher o lápis de cor que eu iria usar para pintar os desenhos recém tirados do mimeógrafo (um suspiro).


Mas esse post aqui não é para falar do passado e, sim, do presente (e por que não do futuro?). Esta receita aqui é tão prática quanto rápida e vai te ajudar a preparar melhor a alimentação de toda a família. Esse pão integral leva poucos ingredientes, dispensa a etapa de sova da massa, pois é feito com fermento de bolo e fica pronto num piscar de olhos.


Quando fiquei sabendo desta receita, fui direto olhar os comentários para saber o que as pessoas estavam falando. Confesso que fiquei com o pé um pouco atrás por conta da maioria dos comentários que afirmavam ter dado errado, mas, como as receitas da autora sempre dão certo, resolvi testar. E não é que deu certo? Mais que isso, ficou espetacular! Tão lindo, mas tão lindo que a dona Rita Lobo chegou a compartilhar a minha foto <3. E eu, é claro, fiquei todo bobo! Afinal, que fã não ama ter o reconhecimento do seu ídolo?


Bem, como falei anteriormente, as receitas da Rita sempre deram certo aqui em casa. Talvez seja pelo jeito que eu faço antes de tentar reproduzir alguma receita. Leio três vezes, sempre! É melhor para se ater aos detalhes.


Uma dica pra lá de especial é realizar o corte com uma faquinha extremamente afiada no sentido do comprimento do pão. Isso vai facilitar o crescimento do mesmo e, ainda, vai deixar o seu pão cheio de estilo e todo lindão...


Uma sugestão que eu dou se você quiser dar uma incrementada nesse pão é polvilhar algumas folhinhas de alecrim bem picadinhas e moer sal marinho na hora. Eles dão um toque todo especial.


Se sobrarem algumas fatias, no dia seguinte, experimente colocar esse pão na torradeira. Fica espetacular! Ideal para comer com queijo branco e com Geleia Caseira de Damasco.


Quer ter uma noção de quão prático esse pão é? Enquanto eu digitava esse texto, ele estava no forno. Vocês não fazem ideia do cheirinho que tomou conta aqui de casa! E aí, tá esperando o que para fazer também?

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral 2 xícaras (chá) de farinha de trigo branca 1 2/3 xícara (chá) de leite em temperatura ambiente (400 ml) 2 colheres (chá) de fermento em pó (fermento para bolo) 1 colher (chá) de sal óleo para untar a fôrma

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Atenção: espere 20 minutos, após ligar o forno, para começar a separar os ingredientes - o preparo é bem rápido e o forno deve estar quente para o fermento agir e o pão crescer. 2. Separe uma fôrma de bolo inglês de 22 cm x 10 cm. Com uma folha de papel-toalha, espalhe uma camada fina de óleo na parte interna para untar. 3. Numa tigela grande coloque as farinhas de trigo branca e integral. Adicione o sal, o fermento e misture bem. Junte o leite, aos poucos, e vá misturando com uma espátula para incorporar. Mexa até formar uma massa lisa e um pouco grudenta. Não precisa sovar! 4. Transfira a massa para a fôrma untada e nivele a superfície com a espátula. Com uma faquinha bem afiada, faça um corte na superfície da massa, ao longo de todo o comprimento do pão - isso ajuda o pão a crescer de maneira uniforme. 5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 50 minutos, até ficar dourado e formar uma casquinha crocante. 6. Retire do forno e desenforme sobre uma grelha - se o pão ficar na fôrma ou sobre uma superfície lisa pode acumular vapor e amolecer a casca. Deixe esfriar antes de servir.
(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES
bottom of page