top of page
  • @vitorcorrea13

Geleia de Tomate com Pimenta


Geleia de tomate, por si só, já é uma delícia. Quando você acrescenta algumas pimentas dedo de moça, meu amigo, você eleva o sabor para outro patamar! Acho incrível como a combinação de ingredientes pode transformar sabores simples em algo tão, porque não dizer, sofisticado!


Essa receita tem um gostinho todo especial para mim. Sabe por quê? Acho melhor você sentar, pois lá vem história... Mas calma, prometo ser breve!


Quando comecei a fotografar fotos das comidas que eu preparava, por conta do desafio Panelinha, virou rotina postar meus registros no Instagram. Num determinado dia, preparei essa geleia que eu tinha visto no site do Panelinha e lembro-me que era uma semana bem puxada, pois estava me dedicando para um Concurso Público. Foi então que, no dia da prova, um domingo, algo inesperado aconteceu. Não, eu não passei no Concurso, aliás, fiquei na terceira colocação, porém ganhei o maior dos prêmios. Um prêmio que só quem é fã de alguém conseguiria entender. Ela, a diva master das panelas e autora dessa receita, Rita Lobo, publicou, pela primeira vez, uma foto minha no instagram dela! Não consigo descrever em palavras a emoção que senti quando eu soube.


Achei estranho quando mal liguei o celular e comecei a receber notificações e notificações até que eu, finalmente, consegui atender o telefone, era de casa. Estavam eufóricos com a novidade. Sim, aqui em casa nós amamos a Rita. E sempre que ela cita ou compartilha algo que eu tenha feito é motivo para comemoração. Eu arriscaria dizer que todas as pessoas que são próximas a mim acabaram criando uma certa afeição pela moça por minha causa. E é assim que as coisas realmente acontecem.


Mas, voltando ao assunto, adivinhem qual era a receita do post que ela publicou? Isso mesmo! A da geleia de Tomate com Pimenta! Foi tão empolgante! Perdi as contas de quantas vezes já repeti tamanho o sucesso! Também pudera, com esse sabor tão especial...


Essa geleia fica perfeita como aperitivo quando acompanhada de pão e queijo. O Cheeseburguer Caseiro não teria o mesmo sabor se não fosse servido com ela. Ela também serve para dar uma incrementada nas carnes grelhadas do dia a dia. No preparo do estrogonofe de frango também dá samba. Vai por mim, fica uma delícia! Enfim, são inúmeras as possibilidades de utilização da mesma. Basta soltar o seu lado criativo...


A receita é muito simples e não tem muitos segredos. A única coisa que eu sugiro: lave bem as mãos assim que cortar as pimentas. Caso contrário, você não vai querer sentir na pele... (eu já fiquei com meus dedos ardendo por uma semana e não foi legal...)


E você tá esperando o que para preparar essa maravilha? Não perca tempo! O sucesso é garantido!


Ingredientes

4 tomates italianos maduros 4 pimentas dedo-de-moça 1 dente de alho 1/2 xícara (chá) de açúcar 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo 1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto 1 colher (chá) de pó de café caldo de 1 limão-taiti sal a gosto

Modo de Preparo

1. Lave e seque as pimentas dedo-de-moça. Corte cada uma no sentido do comprimento, descarte as sementes e pique em cubinhos. Descasque e pique fino o dente de alho. 2. Para tirar a pele dos tomates: leve uma panela média com água ao fogo alto. Enquanto isso, lave e corte um x na base de cada tomate e prepare uma tigela com água e gelo. Assim que a água ferver, coloque os tomates; quando a pele começar a soltar, retire com uma escumadeira e transfira os tomates para a tigela com água e gelo - o choque térmico faz com que a pele se desprenda. A partir do corte em x, puxe e descarte a pele dos tomates. 3. Numa tábua, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Pique as metades em cubinhos e transfira para uma panela média. Adicione o alho e a pimenta aos tomates. Junte o restante dos ingredientes, tempere com uma pitada de sal e misture. 4. Leve para cozinhar em fogo médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos com a tampa entreaberta, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. 5. Desligue o fogo e bata com um mixer (ou no liquidificador) até a geleia ficar lisa. Transfira imediatamente para um pote de vidro. Quando esfriar, tampe e armazene na geladeira por até 15 dias. Essa geleia é ótima para comer com pães e queijos.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES
bottom of page