top of page
  • @vitorcorrea13

Hambúrguer


Sabe aquela vontade de entrar no carro e ir até a famosa rede de fast foods só pra pedir o tal do lanche famoso? Então... Essa vontade eu não tenho! Sabe por quê? Porque esta maravilha aqui em cima é muito (e quando eu digo muito, é muito mesmo) mais gostosa. Sem contar o quesito comida saudável...


Quando eu vi essa receita no Livro Panelinha - Receitas que funcionam - da apresentadora Rita Lobo, logo de cara pensei: vou ter que testar! Nunca pensei que fosse tão fácil preparar algo tão saboroso. No livro, ela mostra o passo a passo do preparo da carne numa sequência fotográfica. Quem tiver a oportunidade, por favor, veja! É bem auto explicativo.


Esse lanche é ideal para fazer num final de semana para os amigos ou para se deliciar antes de uma maratona de Netflix. Aqui em casa a gente já criou a nossa combinação preferida: Cheeseburguer Caseiro acompanhado de Geleia de Tomate com Pimenta e Cebolas Caramelizadas. E picles, é claro! Eu prefiro com queijo prato, mas tem quem goste mais com queijo cheddar. Se quiser dar uma tropicalizada, fatie bem fininho uma fatia de manga e acrescente uma folhinha de alface americano. São inúmeras as possibilidades de combinações e você só precisa escolher a que mais lhe agradar.


Aqui em casa, quando eu preparo os hambúrgueres, eu utilizo uma grelha elétrica dessas com tampa. Coloco na temperatura máxima e deixo 5 minutos de um lado e 5 do outro. Isso porque eu prefiro a carne mais bem passada. Se você seguir a receita abaixo também não tem erro. O ponto da carne é algo bem pessoal. O que você não pode fazer em hipótese alguma é ficar apertando a carne contra a chapa. Isso faz com que a carne perca os líquidos responsáveis por deixar a carne suculenta. Outra dica super importante é deixar a carne descansar uns minutinhos antes de servir para que os sucos retomem os seus lugares.


Ah, já ia esquecendo de comentar: a gordura na carne dá um sabor todo especial ao prato. Quando ela derrete, ela é responsável pelo aroma que toma conta e faz a gente salivar de desejo igual eu estou agora, morrendo de fome ao escrever esse post! Vou lá correndo preparar algo pra comer... Já sei: Cheeseburguer!!!

Ingredientes

720 g de fraldinha moída com gordura* 2 colheres (sopa) de água 2 colheres (sopa) de azeite 4 fatias de queijo prato ou o queijo da sua preferência 4 pães de hambúrguer sal a gosto pimenta-do-reino moída na hora a gosto (opcional)

Modo de Preparo

1. Corte os pães ao meio, transfira para 4 pratos e reserve. Se preferir, leve ao forno baixinho para aquecer. 2. Em uma tigela, coloque a carne, a água, o azeite e misture rapidamente com as mãos. Divida em 4 bolas (180 g cada) e achate, formando o hambúrguer. Coloque sobre uma superfície plana e vá acertando as laterais (empurrando para dentro). A ideia é formar uma paredinha reta para o hambúrguer ficar alto. Lembre-se de que ele encolhe ao cozinhar, por isso, deve ficar um pouco maior que o diâmetro do pão. 3. Com o polegar, faça uma marca bem no meio da carne - quando ela cozinha, dá uma inflada e, sem a marca, o hambúrguer fica abaulado. Se não for cozinhar na hora, leve para a geladeira, a carne deve estar bem fria. 4. Espalhe um pouco de azeite numa frigideira grande e antiaderente, que tenha tampa. Leve ao fogo alto. (Caso não tenha uma grande, use duas frigideiras ou faça em etapas, retirando os dois primeiros hambúrgueres 2 minutos antes do tempo e transferindo para o forno, sobre o pão. Assim eles terminam de cozinhar enquanto você prepara os outros dois.) 5. Tempere generosamente com sal um lado dos hambúrgueres. Vire e tempere o outro lado. Se quiser, tempere com pimenta-do-reino moída na hora. 6. Quando a frigideira estiver pelando, transfira a carne e tampe. Deixe dourar por 1 minuto e vire. Para um hambúrguer mal passado, deixe no total 4 minutos, virando de minuto em minuto. Para o hambúrguer ao ponto, são 6 minutos no total. No último minuto, coloque o queijo prato e regue com uma colherinha de água no meio da frigideira para deixar o queijo puxa-puxa. Tampe novamente. 7. Atenção: nem pense em apertar o hambúrguer contra a frigideria enquanto ele estiver grelhando! 8. Com uma espátula, coloque os hambúrgueres nos pães e sirva a seguir. Deixe a carne descansar por um minutinho antes de comer - ela fica mais saborosa, pois os líquidos internos se acomodam.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES
bottom of page