• @vitorcorrea13

Bolo Festivo de Capuccino


Já imaginou unir o café ao bolo de chocolate? Sim, essa combinação não é novidade para ninguém, mas esse bolo aqui é todo diferentão, pois leva café solúvel tanto na massa quanto no recheio e cobertura!


Bolo é algo muito peculiar. Na realidade, gosto é algo peculiar e varia de pessoa para pessoa. O que agrada a mim, pode não agradar uma criança, por exemplo. Sinceramente, acredito que seja o caso deste bolo aqui. Uns irão amar, outros, nem tanto! E por que eu falo isso? Por conta do açúcar ou, melhor dizendo, pela falta dele (que pra mim não faz falta alguma).


O preparo da massa é super tranquilo e o modo de preparo está bem auto explicativo. Só peço atenção para a misturinha de chocolate com farinha de trigo na hora de untar as formas para que o bolo não fique com aqueles rastros esbranquiçados de farinha. E como já é de praxe, forno PRÉ AQUECIDO, ok?


Para a massa, eu utilizei café solúvel diluído em água e não adocei. Mas, se você preferir, pode utilizar o café passado. Eu gosto de café extra forte! Se você tiver acesso àquelas maquininhas de moer café na hora, não desperdice a oportunidade, você não irá se arrepender! O aroma que toma conta da casa na hora que a massa está assando é algo indescritível!




Já no preparo do recheio e cobertura, após bater o creme de leite em ponto de chantilly, eu acrescentei apenas o café solúvel em pó sem diluir em água. O gosto fica mais marcante e, na minha opinião, excepcional. Porém, nada impede você de colocar o café diluído em água para tornar o gosto um pouco mais suave.


Além disso, se você quiser incrementar o sabor do recheio e da cobertura, acrescente uma pitada de canela em pó e uma gotinha de extrato de baunilha. Fica divino! Se quiser fazer um charminho, depois de finalizado com a cobertura, salpique uma mistura de açúcar de confeiteiro com canela. Ele vai dar uma adocicada sem comprometer o verdadeiro gosto da massa, do recheio e da cobertura.


Espero, verdadeiramente, que você teste essa receita! E não se esqueça: se for postar a foto marca a hashtag #MeuMenuDoChef para eu conferir!


Para a Massa

Ingredientes

1 xícara de chá de farinha de trigo

½ de xicára de chá de açúcar mascavo

½ xícara de açúcar refinado

½ xícara de chá de chocolate em pó

½ xícara de chá de óleo vegetal de sua preferência

½ xícara de chá de café (pode ser solúvel)

2 ovos 1 colher de chá de fermento para bolo Manteiga, farinha e chocolate para untar e polvilhar

Modo de Preparo 1. Pré aqueça o forno a 180º C (temperatura média). Unte uma forma redonda com fundo falso de 23 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe uma mistura de chocolate em pó com farinha de trigo. Reserve.

2. Numa tigela misture todos os ingredientes secos: a farinha de trigo, o açúcar mascavo, o açúcar refinado, o chocolate em pó e o fermento. 3. Numa outra tigela, junte os ovos, o café, o óleo e, com auxílio de um batedor de arame, bata apenas para misturar. Em seguida, misture os líquidos na tigela dos secos e incorpore batendo rapidamente com o batedor de arame.

4. Feito isso, transfira a massa para a forma previamente preparada e leve ao forno para assar por 25 a 30 minutos ou até que um palito saia limpo ao ser espetado no centro do bolo. 5. Espere esfriar por 15 minutos para desenformar e só divida ao meio quando o bolo estiver totalmente frio. Atenção: Na preparação desta receita eu utilizei dois bolos. Para não correr risco de errar, sugiro preparar duas receitas separadamente.

Cobertura e Recheio

Ingredientes

2 potes de creme de leite fresco

200 g de chocolate meio amargo

2 colheres de sopa de café solúvel

2 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo

1. Numa tábua de corte, pique o chocolate grosseiramente, o deposite num refratário e o leve ao micro ondas por 1 minuto em potência máxima. Após o tempo, com auxílio de uma colher, misture o chocolate agora derretido de maneira que fique em consistência homogênea. Reserve.


2. Na tigela da batedeira, junte os dois potes de creme de leite fresco e bata até atingir ponto de chantilly.


3. Acrescente, então, o café, o açúcar, o chocolate derretido e bata apenas para misturar. Reserve.

Para a Montagem

1. Corte os bolos ao meio e reserve.


2. Sobre o tabuleiro de bolo deposite uma fatia de bolo e cubra toda a extensão com o recheio e intercale o bolo com a cobertura até que as quatro camadas estejam completas.


3. Para confeitar por fora, utilize as costas de uma colher de sopa e deposite a cobertura, aos poucos, fazendo movimentos suaves de vai e vem. Repita esse processo até que todo o bolo esteja devidamente coberto. Sirva, preferencialmente, gelado.


POSTS RECENTES