• @vitorcorrea13

Bolo Crocante e Cremoso de Banana


Como assim, crocante e cremoso? Tá certo, mesmo? Claro que está! Você não leu errado o enunciado... É que a crosta que recobre o recheio deste magnífico bolo de banana fica extremamente crocante enquanto o recheio, úmido e doce, possibilita uma textura cremosa digna de se lamber os dedos...


Encontrei essa receita no final do ano passado em plena época de Natal lá no site Cozinha Vibrante da Letícia Bittencourt. A Lê é uma pessoa muito querida e extremamente dedicada à cozinha e, assim como eu, ama produzir fotos. A única diferença é que ela é profissional na área e eu, convenhamos, ainda sou café com leite. hahaha. Mas um dia eu chego lá! Obrigado Letícia por compartilhar conosco tantas delícias!


Bem, logo que eu tirei o bolo do forno a mistura de aromas da canela com a baunilha já anunciava que algo muito bom me aguardava. Não deu outra: sucesso total! Tanto que rendeu até marmitinha pra vizinha degustadora oficial aqui do site, a Grazi. Sim, eu tenho uma degustadora e até hoje ela nunca passou mal ou, se passou, omitiu da minha pessoa! Espero não descobrir algo desagradável da parte dela aqui nos comentários. hahaha


E o sucesso foi tanto que eu resolvi repetir a receita algum tempo depois. Foi então que descobri que meu forno estava desregulado. Um lado ficou levemente mais assado que os demais, mas, nem por isso, deixamos de degustar essa deliciosidade. E quanto ao forno? Do nada voltou a funcionar direitinho algum tempo depois. Vai entender!?!


Apesar de ter três etapas, essa receita é tranquila de ser feita. Basta prestar atenção nos detalhes. Primeiro: não esqueça de pré aquecer o forno. Isso é de fundamental importância para o sucesso da receita. Se você quiser, pode substituir uma quantidade de açúcar refinado por açúcar mascavo. Essa alteração, além de tornar o sabor um pouco mais marcante, deixa a massa mais escurinha. Se você quiser, pode substituir a banana por maçã. O resultado fica fenomenal.


Nossa, só de escrever fiquei com desejo! E você? Que tal preparar essa maravilha para o café do final de semana?



Base Crocante

Ingredientes

200g de manteiga fria

1 xícara e meia de açúcar refinado 3 xícaras de farinha de trigo 1 1/2 colher de sopa de fermento em pó para bolo

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 220º e separe uma forma redonda de fundo falso com 23 cm de diâmetro.


2 - Numa tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar e o fermento.


3 - Corte a manteiga em cubos de 3 cm e junte aos demais ingredientes na tigela. Misture com as mãos até obter uma farofa úmida.


4 - Despeje 2/3 da farofa na forma e pressione, com auxílio dos dedos, até cobrir todo o fundo e laterais da assadeira de maneira que se forme uma massa compacta.


5 - Reserve o 1/3 restante da farofa para depositar sobre o recheio.


Recheio

Ingredientes

6 a 8 bananas nanicas maduras 3 colheres de sopa de canela

Noz moscada ralada na hora


Modo de Preparo

1 - Com uma faca, corte as bananas no sentido do comprimento. Em seguida, as deposite sobre a base de farofa, coloque um pouco de noz moscada moída na hora e polvilhe a canela até que todas as bananas estejam cobertas. Não se preocupe com a quantidade, o gosto da canela não se sobressai ao da banana.


2 - Feito isso, cubra o recheio com o 1/3 de massa que estava reservado e pressione de modo a ficar compacto e não ter nenhuma banana à mostra. Reserve.


Cobertura

Ingredientes

1 xícara de leite 3 ovos inteiros 1 pitada de sal 1 colher de café de essência de baunilha

Modo de Preparo

1 - No copo do liquidificador, junte o leite, a pitada de sal e a colher de essência de baunilha.


2 - Numa vasilha, quebre os ovos, um a um, e os junte aos demais ingredientes no copo do liquidificador.


3 - Bata por 3 minutos e, em seguida, deposite com cuidado sobre a massa.


4 - Leve ao forno pré aquecido por 30 a 40 min ou até que, ao espetar, um palito saia limpo do centro do bolo.


(Receita da Letícia Bittencourt disponível em: Cozinha Vibrante)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.