• @vitorcorrea13

Bolo Crocante e Cremoso de Banana


Como assim, crocante e cremoso? Tá certo, mesmo? Claro que está! Você não leu errado o enunciado... É que a crosta que recobre o recheio deste magnífico bolo de banana fica extremamente crocante enquanto o recheio, úmido e doce, possibilita uma textura cremosa digna de se lamber os dedos...


Encontrei essa receita no final do ano passado em plena época de Natal lá no site Cozinha Vibrante da Letícia Bittencourt. A Lê é uma pessoa muito querida e extremamente dedicada à cozinha e, assim como eu, ama produzir fotos. A única diferença é que ela é profissional na área e eu, convenhamos, ainda sou café com leite. hahaha. Mas um dia eu chego lá! Obrigado Letícia por compartilhar conosco tantas delícias!


Bem, logo que eu tirei o bolo do forno a mistura de aromas da canela com a baunilha já anunciava que algo muito bom me aguardava. Não deu outra: sucesso total! Tanto que rendeu até marmitinha pra vizinha degustadora oficial aqui do site, a Grazi. Sim, eu tenho uma degustadora e até hoje ela nunca passou mal ou, se passou, omitiu da minha pessoa! Espero não descobrir algo desagradável da parte dela aqui nos comentários. hahaha


E o sucesso foi tanto que eu resolvi repetir a receita algum tempo depois. Foi então que descobri que meu forno estava desregulado. Um lado ficou levemente mais assado que os demais, mas, nem por isso, deixamos de degustar essa deliciosidade. E quanto ao forno? Do nada voltou a funcionar direitinho algum tempo depois. Vai entender!?!


Apesar de ter três etapas, essa receita é tranquila de ser feita. Basta prestar atenção nos detalhes. Primeiro: não esqueça de pré aquecer o forno. Isso é de fundamental importância para o sucesso da receita. Se você quiser, pode substituir uma quantidade de açúcar refinado por açúcar mascavo. Essa alteração, além de tornar o sabor um pouco mais marcante, deixa a massa mais escurinha. Se você quiser, pode substituir a banana por maçã. O resultado fica fenomenal.


Nossa, só de escrever fiquei com desejo! E você? Que tal preparar essa maravilha para o café do final de semana?