• @vitorcorrea13

Cuca de Uva


Essa receita aqui tem gostinho de casa da mãe. E para mim, que moro há quase 500 Km de distância da casa da minha, fazer esse tipo de receita é quase que uma viagem para lá, é como um teletransporte... E como isso é delicioso! Sentir a mistura dos aromas do açúcar e da canela quando o bolo começa a assar... Enfim, é o tipo de comida que me remete à infância!


E sabem como eu encontrei esta receita? Certo dia, ao stalkear os Instagrans da vida, deparei-me com uma linda foto de um bolo super parecido com o da foto acima e não tive como deixar passar batido. Era ela, a receita de cuca da minha mãe, porém preparada por uma outra pessoa. Uma pessoa tão querida e dedicada que transparece todo o amor que sente pela sua família e pela sua cozinha a cada foto que publica... O nome dessa grande pessoa é Letícia Mariano, a minha amiga virtual de instagram @leticiacooking, aqui da Capital de Santa Catarina. Querida amiga, obrigado por compartilhar conosco a sua receita!


Quanto aos segredinhos para o preparo da massa, tentei deixar tudo bem explicadinho no modo de preparo. Porém, nunca é demais avisar: para que o bolo asse bem é imprescindível que a fruta esteja bem seca após a higienização.


Aqui em casa eu sempre unto as formas com manteiga, pois, quando utilizava óleo, as massas sempre ficavam grudadas em algum ponto da forma. Outro ponto importantíssimo é o pré aquecimento do forno o qual deve se ligado no momento em que você for dar início à preparação da receita. Essa dica é valiosa e você vai cansar de ouvir eu falando sobre ela por aqui...


Já em relação às raspas de limão thaiti: elas podem ser substituídas por raspas de limão siciliano ou, até mesmo, por raspas de laranja, contudo atente para a quantidade. 1 limão siciliano rende, aproximadamente, 1 colher de sopa de raspinhas. Então, caso você opte por utilizar laranja, não utilize raspas de uma laranja inteira para que o gosto não sobressaia ao da uva.


Então, depois de tudo que eu falei, volto a afirmar: esse é um bolo que, definitivamente, merece ser testado aí na sua casa! E já sabe, se for fotografar e postar nas redes sociais, utilize a hashtag #MeuMenuDoChef para a gente ir lá dar uma conferida!


Mãos à obra?!



PARA A FAROFA


Ingredientes

1 xícara de farinha de trigo

2 colheres de manteiga sem sal gelada

2 colheres de sopa de açúcar

1 colher de chá de canela em pó.


Modo de preparo:

1 - Numa tigela, coloque todos os ingredientes e, com uma das mãos, misture até formar uma farofa úmida. Reserve.


PARA A MASSA


Ingredientes

3 ovos

1 xícara de açúcar

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de leite

2 colheres de sopa de manteiga sem sal em temperatura ambiente (ponto de pomada)

Raspas de 1 limão Thaiti

1 colher de sopa de fermento para bolo

200 g de uva Niágara

Modo de Preparo

1 - Ligue o forno para pré-aquecer em 200º. Unte uma forma redonda de 25 cm de diâmetro com manteiga e farinha de trigo e reserve.


2 - Lave as uvas em água corrente e as deposite num escorredor para remover o excesso de água.


3 - Separe as gemas das claras. Quebre os ovos separadamente, pois, se um deles estiver estragado, você não perde os demais. Bata as claras em em neve de maneira que o pico formado pela ponta dos batedores fique firme. Reserve.


4 - Numa outra tigela, bata com auxílio de uma batedeira a manteiga e o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Feito isso, deposite uma gema por vez, incorporando-as à mistura com a batedeira em velocidade baixa. Quando a mistura estiver homogênea, incorpore a farinha de trigo, aos poucos, sempre intercalando com o leite.


5 - Acrescente as raspas de limão e o fermento para bolo e misture lentamente com uma espátula de silicone, apenas para misturar. Acrescente, então, metade das claras em neve até que a mistura fique uniforme. Incorpore a outra metade das claras em neve em suaves movimentos de baixo para cima.


6 - Deposite a massa sobre a forma previamente untada, distribua as uvas ao longo da massa e espalhe a farofa com cuidado. Leve ao forno por, aproximadamente, 30 minutos. Desenforme após esfriar.


(Receita da amiga virtual Letícia Mariano - @leticiacooking)

POSTS RECENTES