• @vitorcorrea13

Bolo 2 Ingredientes


Bolo é vida, minha gente! E aqui no Menu do Chef a gente leva este assunto muito a sério! E por esse motivo eu estou sempre de olho seja em sites, revistas ou livros, pois receitas preciosas como essa que eu reproduzi não podem passar despercebidas e devem ser passadas a frente!


A Renata C. Barrella lá do GóriaHuk é uma fofa que, com muito carinho e dedicação, nos presenteia com receitas e fotos espetaculares. Há algum tempo ela postou essa receita de bolo que leva apenas 2 ingredientes no seu preparo. Se eu contar, ninguém acredita! Dois??? Isso mesmo!!! Três se você optar por incrementar o sabor, mas, de maneira geral, 2 ingredientes: ovos e chocolate em barra. É o bolo ideal para aqueles que não gostam de sair da dieta, pois é fit.


Sabe o que eu pude observar no preparo dessa receita? Ela é super simples, mas, para que dê certo, algumas etapas não podem ser deixadas de lado como, por exemplo, o pré-aquecimento do forno em 170º. Como eu faço? Ligo o forno, coloco a temperatura desejada e vou untar a forma.


Uma outra dica super importante é cuidar para não deixar o papel manteiga enrugado na hora de untar a forma, sabe por quê? Porque, além do bolo não ficar esteticamente agradável, vai tornar a sua vida um pouco mais complicada quando for desenformar. Por falar em forma, para reproduzir essa receita, o tamanho da forma é fundamental! Em torno de 15cm de diâmetro.


Como esse bolo não leva fermento, não cresce muito, mas fica espantosamente fofinho. Mas sabe qual o segredinho para isso? O ponto das claras em neve! Elas precisam estar firmes e devem ser incorporadas lentamente para que a massa fique aerada e cresça uniformemente.


Na receita original o chocolate utilizado é o meio amargo, mas se você quiser algo um pouco mais doce pode substituir pelo ao leite que o resultado é o mesmo!


Obrigado Renata por compartilhar conosco a sua receita!

Ingredientes

3 ovos

1 barra de chocolate meio amargo (150g)

Opcional: gotas de extrato de baunilha

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno em 170º e forre uma forma redonda (15 cm de diâmetro) com papel manteiga. Unte com manteiga e reserve.


2 - Separe as gemas das claras. Quebre os ovos separadamente, pois, se um deles estiver estragado, você não perde os demais. Bata as claras em em neve de maneira que o pico formado pela ponta dos batedores fique firme. Reserve.


3 - Pique o chocolate grosseiramente e leve para derreter em banho Maria. Após derreter, quando estiver morno, incorpore as gemas misturando bem.


4 - Junte, então, à mistura 1/3 da clara batida em neve e mexa vigorosamente. Quando a mistura estiver homogenea, incorpore o restante da clara em neve em movimentos suaves de baixo para cima.


*Opcional: Se quiser acrescentar o extrato de baunilha, esse é o momento.


5 - Deposite lentamente a mistura na forma e leve ao forno para assar por, aproximadamente 30 minutos. Muita atenção ao forno. Essa massa é muito delicada. Quando estiver devidamente assado, deixe esfriar para, somente então, desenformar.


6 - Se preferir, finalize decorando com morangos e açúcar de confeiteiro.


(Receita da Renata C. Barrella disponível em: GoriaHuk)

POSTS RECENTES