top of page
  • @vitorcorrea13

Crudités de Legumes com Queijo de Iogurte


Esta receita, confesso, preparei com muito receio. Isso mesmo que você leu: R-E-C-E-I-O. Onde já se viu legumes crus como aperitivos??? Como assim, produção??? E para a minha surpresa, não é que ficam uma delícia??? Verdade verdadeira!!!


Além disso, esses “leguminhos” cortados de maneira tão primorosa são super saudáveis e não deixam absolutamente nada a desejar no quesito sabor. Como se não bastasse, são ideais para aqueles dias em que receitas práticas são mais que bem vindas, são necessárias!


Crudité de legumes é aquele tipo de receita que te salva num momento de apuro como, por exemplo, quando seus amigos te ligam as 17:30 avisando que as 18:15 chegarão para pôr o papo em dia. O mais legal dessa receita é que, mesmo sendo um prato leve, consegue dar uma “segurada” na fome até que o jantar seja servido. E os ingredientes são de fácil acesso e, geralmente, temos em casa!


Na receita original, a apresentadora Rita Lobo sugere, dentre outros legumes, o rabanete. Eu odeio rabanete. Descobri isso ao testar a receita. Contudo, os sabores dos outros legumes, quando associados ao queijinho de iogurte, formam uma combinação perfeita e refrescante. Para temperar o queijo de iogurte, você pode diversificar os aromáticos... Use a criatividade e surpreenda!


Ah, antes que eu esqueça, no preparo do queijo de iogurte, já utilizei o desnatado, o integral e o tipo grego. Pra mim, o iogurte do tipo grego rendeu um queijo muito mais cremoso, quase igual a um Cream Cheese de marca famosa... Mas todos ficaram extremamente saborosos, principalmente, quando temperados!


E você tá esperando o que para começar o preparo dessa delícia???

Ingredientes para o preparo dos crudités

1 cenoura média 1 pepino japonês 1 pimentão amarelo 1 bulbo de erva-doce (funcho) (Eu utilizei endivias que era o que eu tinha em casa) 4 rabanetes pequenos

Modo de Preparo

1. Lave e seque a cenoura, o pepino, o pimentão amarelo e os rabanetes. Corte a base do bulbo da erva-doce, separe os talos e lave em água corrente. 2. Descasque, descarte as pontas e corte a cenoura ao meio, no sentido da largura. Corte cada metade em fatias e as fatias em tiras. Descarte as pontas e corte o pepino ao meio, no sentido do comprimento. Com uma colher de chá, raspe e descarte as sementes do pepino. Corte cada metade ao meio, no sentido da largura e fatie em tiras grossas. 3. Corte o pimentão ao meio, no sentido do comprimento. Corte e descarte as pontas, sementes e a parte branca do pimentão. Fatie cada metade em tiras de cerca de 1 cm de espessura. Corte os talos maiores de erva-doce em 4 tiras e os menores em 3, no sentido do comprimento. Mantenha a casca e parte da rama dos rabanetes. Corte cada um em quartos. 4. Numa travessa grande, disponha os legumes fatiados e sirva a seguir com queijo de iogurte temperado.


Ingredientes para o prepro do Queijo

4 potes de iogurte natural (170 g cada) 1 colher (chá) de sal folhas de hortelã picadas a gosto azeite a gosto zatar a gosto sal a gosto

Modo de Preparo

1. Forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e apoie sobre uma tigela funda - se a tigela for rasa, o soro drenado fica em contato com o iogurte. 2. Numa tigela, misture o iogurte com o sal e transfira para a peneira forrada. Leve para a geladeira e deixe drenar por 8 a 12 horas - o iogurte vai liberar o soro aos poucos e ficar com a consistência de uma coalhada firme. Se necessário, durante a drenagem, descarte o líquido para evitar o contato do soro com o iogurte. Assim que estiver firme, retire da geladeira. 3. Para temperar com hortelã: numa tigela pequena, misture metade do queijo com a hortelã picada e 1 colher (sopa) de azeite. Prove e acerte o sal. Regue com um fio de azeite e decore com folhas de hortelã. 4. Para temperar com zatar: numa tigela, coloque cerca de 3 colheres (sopa) de azeite. Com o auxílio de 2 colheres de sobremesa, raspe e modele o restante do queijo, formando bolinhas. Transfira para a tigela com azeite, tempere com zatar a gosto e regue com mais um fio de azeite. 5. Sirva a seguir com torradas ou crudités de legumes. Conserve na geladeira, coberto com filme, por até 5 dias. OBS.: Se preferir, utilize um filtro de café descartável (tamanho grande) em vez do pano de algodão.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES
bottom of page