• @vitorcorrea13

Talharim à Carbonara


Aqui em casa a regra é a seguinte: Cozinha tem que ser prática! É claro que, às vezes, a gente tenta dar uma elaborada no cardápio do dia a dia, mas, no geral, é assim mesmo que as coisas funcionam. E nada mais prático que uma receita realizada numa panela só!


A santa da Rita Lobo tem uma websérie toda focada em receitas de uma panela só e eu, como fã incontestável da moça, já testei várias! Essa aqui, apesar de não ser a massa fresca, fica deliciosamente deliciosa! É ideal para qualquer dia da semana e, fazendo uma apresentação mais elaborada, ela consegue impressionar! Mas uma coisa eu garanto: se não conseguir impressionar pela aparência, o sabor não vai deixar nada a desejar!


Esse é aquele tipo de receita coringa que a gente deve ter para recorrer durante dias corridos. Essa receita é tão gostosa, mas tão gostosa que eu comeria mais de uma vez na semana. Mas, cconvenhamos: vamos apreciar as receitas com moderação, ok?


Como essa receita leva poucos ingredientes a minha sugestão é a seguinte: invista em produtos de qualidade para que o sabor final do seu prato não seja prejudicado. Um queijo de boa qualidade deve sempre estar presente na sua lista de supermercado. A massa também não pode passar despercebida. Eu tenho preferência por uma que a logomarca é branca com vermelho e azul, mas não vou colocar aqui porque não recebo para fazer propaganda hahahahaha.


Capriche na louça se você quiser impressionar! Para esse prato, eu sugiro louças em tons de azul e verde, pois deixarão a massa em evidência. Mas Vítor, eu não tenho louça azul... Não tem problema, minha gente! Use a louça que você tiver em casa, só não esqueça de montar o prato com todo o carinho e lembre-se: tão importante quanto o gosto da comida é a maneira como ela chega até a mesa! Não sei vocês, mas eu como com os olhos primeiramente...


Ah, já ia esquecendo: o tamanho da panela é importantíssimo para que o calor se dissipe de maneira uniforme e a massa cozinhe no tempo correto. Vá por mim, você não irá se arrepender se tentar reproduzir essa receita!



Ingredientes

3 ninhos de talharim - cerca de 100 g (ou outra massa longa com ovos) 1/4 xícara (chá) de bacon em cubos (70 g) 1/4 xícara (chá) de vinho branco 1 1/4 xícara (chá) de água 1 pitada de sal 1 ovo caipira 1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Leve uma panela de inox de 16 cm de diâmetro (com fundo triplo) ao fogo médio, na menor boca do fogão. Junte o bacon e mexa por cerca de 5 minutos, até dourar. 2. Retire metade do bacon e, caso haja excesso de gordura, escorra uma parte, deixando na panela cerca de ½ colher (sopa), além da outra metade do bacon. Assim, você não precisa juntar azeite na preparação. 3. Regue com o vinho e, com uma colher de pau, raspe bem o fundo da panela para soltar os queimadinhos - isso vai garantir sabor ao molho. 4. Em seguida, junte a água, o macarrão e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Vá soltando os ninhos com um garfo. Quando a água começar a ferver, pare de mexer e conte 5 minutos. 5. Após esse tempo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos, sempre em fogo baixo. 6. Enquanto isso, misture bem o ovo com o parmesão numa tigelinha. 7. Desligue o fogo e junte imediatamente a mistura de ovo com queijo. Mexa delicadamente - o ovo vai cozinhar apenas com o calor da panela de inox. Transfira para um prato, finalize com o bacon reservado e mais pimenta-do-reino moída na hora.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: Panelinha)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.