top of page
  • @vitorcorrea13

Mini Churros no Copinho


Se me perguntarem qual a memória de doce que mais marcou a minha infância, COM CERTEZA eu irei dizer churros! Sim, com bastante recheio de doce de leite e envolto num cobertor de açúcar com canela.


Este era o doce que eu mais aguardava comer quando os parques de diversões e circos vinham visitar a minha cidade. Era sagrado: enquanto esperava diminuir o tamanho da fila do carrinho de choque, me deliciava com o mais delicioso churros. Chegava a sonhar com aquela combinação de sabores.

Porém, conforme fui crescendo, não sei porque, não encontrei mais churros com aquele sabor de antigamente. E meio que perdi esse desejo pelo doce.


Até que há pouco tempo vi a foto de uma festa de aniversário que trazia essa iguaria numa nova roupagem: em versão miniatura e servida no copinho. Achei extremamente charmoso e já tratei de testar. Para minha surpresa, ficou sensacional! Ainda mais por ter a massa assada no forno. Isso mesmo que você leu! Nesta receita nada convencional, o churros fica leve, crocante e saboroso. Em nada perde para aqueles que eu comia quando era criança. E isso é sensacional!


Quanto ao doce de leite, sugiro a preparação caseira. Pra mim, não existe melhor. Quando você testar, vai entender o que eu estou falando! Se não quiser utilizar doce de leite, pode utilizar outro tipo de doce: ganache de chocolate, beijinho ou, até mesmo, creme de avelã. Todas essas opções ficam deliciosas como acompanhamentos do churros.


NOTA: essa receita maravilhosa é da apresentadora, confeiteira e talentosíssima Fabíola Gouveia do programa da GNT Fazendo a Festa.

Ingredientes

1 xícara de água

115g de manteiga

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

½ colher (chá) de extrato de baunilha

½ colher (chá) de sal

1 xícara de farinha de trigo

3 ovos

Açúcar e canela para polvilhar

150 g de doce de leite

Modo de preparo

1 - Pré aqueça o forno a 200 ºC. Numa panela, coloque a manteiga para derreter com a água, o sal, a baunilha e o açúcar.


2 - Quando começar a ferver e a manteiga estiver completamente derretida, coloque a farinha de uma só vez e mexa bem até desgrudar da panela.


3 - Desligue o fogo, adicione os ovos batidos e mexa bem.


4 - Coloque em um saco de confeitar com um bico pitanga grande. Forre uma assadeira com papel manteiga e, sobre ele, faça mini churros de 7 cm de comprimento.


5 - Leve ao forno por 18 minutos. Depois de assados, desligue o forno e deixe os churros esfriarem dentro do forno por 10 minutos. Após esfriarem, salpique com açúcar e canela.


6 - Em copinhos, coloque colheradas de doce de leite e distribua de duas a três unidades dos mini churros. Sirva a seguir.


(Receita da Confeiteira e apresentadora Fabíola Gouveia disponível em: Receitas GNT)

POSTS RECENTES
bottom of page