• @vitorcorrea13

Picadinho de Filé com Legumes


Tudo bem que eu tenho diversificado bastante as proteínas presentes nas minhas refeições. Porém, um bom picadinho, quando bem preparado, tem o seu valor no nosso coração e na nossa mesa, não é verdade?


Nesta deliciosa versão eu utilizei filé mignon, pois tinha uma peça inteira no congelador. Aliás, essa é uma dica valiosa pra quem quer comprar carnes de boa procedência: comprar a peça inteira, pois sai mais em conta. Depois é só porcionar em casa e congelar.

Bom, o picadinho das imagens foi preparado com o maior carinho e com ingredientes que, provavelmente, você deve ter em casa. Então que tal dar um confere na receita pra ver se dá pra preparar ainda hoje? Eu sou mega suspeito, mas acredito que você também vai se apaixonar por essa deliciosidade!

Para o Picadinho

Ingredientes

700g de filé mignon cortado em cubos de 3 cm (pode ser substituída por lagarto, patinho ou a carne que você tiver disponível)

1 cebola picadinha

3 dentes de alho

1 cenoura cortada em cubinhos

1/4 xícara (chá) de pimentão verde cortado em cubinhos

2 ramos de alecrim picadinhos

2 ramos de tomilho picadinhos

3 colheres (sopa) de azeite

Sal e pimenta do reino moída na hora

1/2 xícara (chá) de vinho tinto

1 lata de tomates pelados com o caldo

1 colher (sopa) de molho inglês

1/2 xícara (chá) de ervilhas frescas congeladas

Salsinha picada a gosto

Modo de Preparo

1 - Leve uma panela grande para aquecer em fogo alto. Quando estiver aquecida, regue azeite e junte alguns pedaços de carne para selar. Tempere com sal moído e pimenta. Retire as carnes da panela e repita o procedimento com o restante das carnes. É importante fazer esse processo aos poucos para que as carnes não esfriem a temperatura da panela e, dessa forma, percam todos os líquidos do seu interior.


2 - Quando todas as carnes estiverem devidamente seladas, volte elas para a panela, adicione a cebola e deixe cozinhar por 3 minutos. Acrescente o alho, o tomilho picado, o alecrim picado, tempere com um pouco de sal e cozinhe por 2 minutos.


3 - Passado o tempo, junte o vinho e misture bem. Deixe evaporar todo o álcool e, então, adicione os tomates pelados com o liquido e o molho inglês. Diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos.


4 - Passado o tempo, adicione as cenouras, os pimentões, aumente novamente o fogo e deixe reduzir o molho. Quando o molho estiver encorpado, adicione as ervilhas, desligue o fogo, acerte o sal e salpique a salsinha.


Para o Purê

Ingredientes

5 batatas salsa

1 folha de louro

2 dentes de alho fatiados

Sal e pimenta do reino a gosto

Noz moscada a gosto

2 colheres (sopa) de leite

1 colher (sopa) de manteiga


Modo de Preparo

1 - Descasque e pique as batatas, leve os pedaços para cozinhar com a folha de louro, com os dentes de alho numa panela com água e sal em fogo médio alto por 20 minutos ou até que os pedaços estejam macios. Feito isso, descarte a água do cozimento e o louro, junte o leite e pulsione com o mixer até formar um creme liso e homogêneo. Retorne a panela ao fogo baixo, junte uma colher de manteiga, acerte o sal, tempere com a pimenta, a noz moscada e deixe cozinhar por mais 2 minutos e desligue o fogo.


2 - Deposite o purê no prato em que irá servir e, sobre ele, coloque uma porção generosa do picadinho. Finalize com um ramo de tomilho fresco e sirva a seguir.

POSTS RECENTES