top of page
  • @vitorcorrea13

Cinnamon Roll

Pão doce é tipo abraço carinhoso. E quando vem trabalhado na delicadeza de uma massa leve e no sabor de um dos ingredientes mais aromáticos que eu conheço, a canela, assim a gente se apaixona de vez, não é mesmo?

Desde que eu aprendi a preparar o verdadeiro pão doce lá no curso de Boulangerie em Curitiba, eu sempre fiquei com vontade de testar aquela massa com a canela. O resultado dessa experiência (que outras pessoas já devem ter testado) foi apenas incrível! Tão incrível que eu resolvi compartilhar essa maravilha aqui com vocês...

Um dos principais segredos para o sucesso dessa preparação é a escolha de ingredientes de qualidade. Além disso, os crescimentos são super importantes para que o pão cresça leve e macio. O resultado visto nas fotos acima é uma prova de quão maravilhosa fica essa receita. E, se eu fosse você, trataria de preparar essa deliciosidade o quanto antes. Bora tentar?

Para a Massa

Ingredientes

500g de farinha de trigo tipo Premium (ou alguma de boa qualidade)

25g de fermento biológico fresco

75g de açúcar refinado

10g de leite em pó

40g de manteiga sem sal

1 ovo

200mL de água mineral

9g de sal

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, deposite 100g de farinha de trigo, todo o fermento e 50mL de água levemente aquecida. Misture bem os ingredientes, cubra a tigela com plástico filme e deixe descansar por 25 minutos.

2 - Passado o tempo, adicione os demais ingredientes à mistura: o açúcar, o leite em pó, a manteiga, o ovo, o sal e o restante da água. Sove essa massa por uns 15 minutos ou até que ela esteja bem lisa e brilhante.


3 - Deixe a massa crescer até dobrar de volume (30-40 minutos).


Para a Montagem

Ingredientes

Canela em pó a gosto (eu uso MUITO)

6 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

2 colheres (sopa) de água


Modo de Preparo

1 - Unte uma fôrma de 20cm de diâmetro com manteiga, polvilhe farinha de trigo e reserve. Após o tempo de descanso da massa, sobre uma bancada limpa polvilhe um pouco de farinha de trigo. Em seguida, com um rolo de macarrão, abra a massa num formato retangular até obter a espessura de 1 centímetro.


2 - Feito isso, polvilhe sobre a massa a canela e o açúcar mascavo. Com cuidado, comece a enrolar uma das bases até formar um rolo. Pincele água na outra base e aperte bem junto à massa para não abrir quando for assar.


3- Com uma faca, corte o rolo em pequenos pedaços e os disponha, deixando um espaço entre eles, na assadeira. Deixe descansarem por 30 minutos. No meio do crescimento, ligue o forno para pré aquecer a 200ºC.


4 - Em seguida, leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que fiquem douradinhos. O tempo pode variar de acordo com o forno, portanto fique por perto, ok?


5 - Quando assados, disponha os pãezinhos sobre uma grade para que esfriem. Misture o açúcar de confeiteiro com a água e, com uma colher, despeje pequenas quantidades em cima de cada um dos pães. Sirva a seguir acompanhado de uma boa xícara de café.

POSTS RECENTES
bottom of page